
Gestores da UFABC (Universidade Federal do ABC) se reuniram terça-feira (11/10) com autoridades do comando da Polícia Militar e com investigadores da Polícia Civil, no campus de Santo André, para discutir ações imediatas e melhorar a segurança pública no entorno da instituição no município. A UFABC pediu para apurarem detalhadamente os relatos de assaltos que acometeram membros da comunidade universitária na noite de segunda-feira (10), notificados em redes sociais.
Durante a reunião, os agentes de segurança indicaram que, até aquele momento, não haviam sido registrados boletins de ocorrência (BOs) que informavam o aumento no número de assaltos nos arredores da universidade. Mas houve a indicação de que o policiamento no entorno da UFABC será imediatamente reforçado, juntamente às medidas estratégicas já implementadas pelas forças de segurança pública.
Foram 906 ocorrências somente este ano
O RD tem noticiado que os assaltos na região da UFABC, no bairro Bangu, em Santo André, continuam a assustar os estudantes que precisam acessar o campus. Números da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-SP) revelam que, somente este ano, foram, em média, 906 ocorrências de assalto, o que mostra a insegurança na região.
Giovana Santos, estudante do curso de Ciência e Tecnologia diz ter medo de circular pela região. “Nos horários que não são de entrada e saída da universidade, as ruas do entorno ficam pouco movimentadas, e como estudo à noite, sempre espero alguém sair junto pra ir embora”, diz. A estudante reclama, ainda, da pouca iluminação na região.
Outra aluna da instituição, Beatriz Alcaras, do curso de Ciências e Humanidades, conta que o policiamento efetivo na região não é frequente. “As únicas vezes que vi viaturas ali foram nos dias de festas na faculdade, e pelo que deu a entender, só estavam lá porque estávamos dando a festa”, diz. A estudante lembra, ainda, do caso que um homem invadiu o campus e roubou o celular de uma aluna que estava em direção à aula.
Registro de ocorrências
Desde 2017, a UFABC dispõe de um número de emergência para receber alertas de ocorrências dentro da instituição e em áreas limítrofes. O número 3356-7007 (o ramal 7007 para ligações internas) recebe chamadas em regime 24 horas, para casos que vão desde pessoas com mal estar até qualquer episódio de acidente ou incêndio, incluindo as ocorrências de segurança pública.
Ademais, nos dois campi da UFABC, há computadores conectados à internet em locais de grande circulação, exclusivamente disponíveis à toda comunidade para formalização de ocorrências. Em Santo André, o computador está localizado no Piso Vermelho do Bloco A. Em São Bernardo do Campo, o dispositivo opera no Saguão do Bloco Alfa I.
Além disso, a equipe de segurança patrimonial dos campi dispõe de instrumento próprio para registro de ocorrências. Mesmo tendo ocorrido fora do campus, este registro é importante para garantir informações a serem reportadas às forças de segurança pública.
Fake news
Ainda a partir das postagens e prints que circularam nas redes sociais entre segunda e terça-feira (10 e 11 de outubro), também surgiu uma notícia falsa com relato de um “arrastão” que teria vitimado “cerca de 64 alunos” da UFABC. Em nota à imprensa, a reitoria da universidade desmentiu oficialmente a informação e afirmou que mantém constante interlocução com os responsáveis pela segurança pública dos municípios onde a universidade está localizada e que sedia, inclusive, as reuniões do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg).