
Três idas pessoalmente à Vimax Ótica no Mauá Plaza Shopping, inúmeras ligações e trocas de mensagens com funcionários da loja. Esse tem sido o calvário de Mônica Aparecida Marques de Campos, que comprou e pagou por novas lentes para seus óculos no dia 3 de setembro, com promessa de entrega até o dia 16 daquele mês, mas até a agora a consumidora ainda não foi atendida.
Ao RD empresa alegou problemas com o fornecedor, mas que já providenciou a entrega do bem à cliente até a próxima segunda-feira (24/10), mas a consumidora pensa ser essa mais uma de várias desculpas dadas pela ótica.
Mônica procurou a reportagem para relatar o crime contra o consumidor da qual tem sido vítima, que é o de não receber o produto no prazo. “Segundo o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor o não cumprimento do prazo significa que o vendedor se recusa a cumprir a oferta e então o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago e acrescido de eventuais perdas ou prejuízos”, explica a diretora do Procon de Santo André, Doroti Cavalini. “No caso de um óculos é ainda mais grave pois é uma questão de saúde e essa situação fere o direito básico de proteção à vida e à saúde”, continua a diretora.
A consumidora se sente enganada. “Me retornaram hoje (20/10) dizendo que o dono da franquia foi na fábrica em São Paulo pessoalmente e pegou minhas lentes e que elas estão no laboratório para cortar e instalar nos meus óculos. Falaram que na fábrica teve um problema de faturamento. Eu não acredito porque cada vez que eu entrava em contato davam uma resposta diferente, portanto eu continuo insatisfeita, me sentindo enganada, porque paguei pelo produto que era para ser entregue no dia 16/09 e ainda não estou com ele. É uma questão de saúde, é um óculos de 4 graus, que me faz muita falta”, disse a consumidora que está usando um óculos antigo e por isso está com muita dificuldade para trabalhar. “Hoje só me ligaram porque eu reclamei no SAC do shopping”, relata a consumidora.
Ao RD a gerente da loja Vimax Ótica, do Mauá Plaza Shopping, Bianca Fortini, confirmou o que a cliente relatou. Segundo ela houve um problema de faturamento na fábrica das lentes o que ocasionou uma demora na entrega. Disse ainda que o dono da franquia foi pessoalmente à fábrica retirou as lentes da consumidora e que elas já estão no laboratório para corte e instalação nos óculos de Monica. Bianca relatou ainda que até segunda-feira (24/10) o produto será entregue à consumidora.
Para evitar situações como essa, Doroti Cavalini diz que o consumidor deve pesquisar antes de comprar, ouvir outras pessoas que já utilizaram o serviço e saber se os prazos foram cumpridos. Buscar na internet informações sobre a idoneidade da empresa também é importante. Monica disse que depois das sucessivas desculpas dadas pela loja é que verificou em site de reclamações que a empresa tem inúmeras queixas pelo mesmo motivo. “No caso de já ter comprado, importante ir até o Procon da sua cidade e registrar a queixa, para que a empresa seja autuada. Outra dica é nunca pagar o valor total, dar apenas uma entrada e somente pagar o restante na retirada do produto”, indica a diretora do Procon andreense.