
O governador Rodrigo Garcia autorizou sábado (5/11) novo concurso para preenchimento de 1,1 mil vagas de agente de segurança penitenciária (ASP), policiais penais que atuarão dentro dos presídios. No despacho, publicado no Diário Oficial do sábado, a previsão é de que o concurso aconteça no segundo semestre de 2023.
O salário inicial da carreira é de R$ 3.515,72, sem contar com o adicional de insalubridade, de R$ 785,67. Os novos policiais penais se somarão aos quase 3 mil servidores nomeados para a Secretaria da Administração Penitenciária desde que Rodrigo Garcia assumiu o governo do Estado de São Paulo.
Nas próximas semanas, a Administração Penitenciária irá assumir as escoltas de presos, ao liberar os policiais militares para patrulhamento e incremento da segurança da população. Para isso, cerca de 1,3 mil policiais penais terminarão o curso de formação para dar início ao novo trabalho.
A criação da Polícia Penal no Estado de São Paulo também foi iniciativa do governador Rodrigo Garcia, que enviou à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo a Proposta de Emenda Constitucional, que permitiu a instituição da nova categoria, ao adequar o texto da Constituição Estadual à norma federal.