O setor de design no País está em expansão, com o aumento das populações nas grandes cidades, que demandam um conjunto de necessidades que vão de encontro com o Design de Interiores. É um mercado que cresce cerca de 4% ao ano. Com isso, a USCS (Universidade de São Caetano do Sul) criou o curso de Design de Interiores dentro da Escola da Indústria Criativa da universidade.
Em entrevista ao RDtv, gestor do novo curso, Enio Moro Jr, explica que desde 2016 o mercado de Design de Interiores está num ritmo de crescimento muito forte, que precisa de mais profissionais. “Hoje, você não faz um projeto na área com devida qualidade, sem o conhecimento dos programas de maquete eletrônica, sem entender o que é o AutoCad, das relações de realidade virtual e ampliada. Iremos oferecer todos estes conhecimentos necessários para criar uma carreira no nosso novo curso”, afirma.
O curso superior de Tecnologia em Design de Interiores da USCS desenvolve habilidades e competências para o pleno exercício profissional, possibilita a criação e desenvolvimento de projetos de espaços internos e externos, de habitação, comércio, serviços, institucionais e eventos, fabricação digital, pesquisa de tendências, gerenciamento de projetos de interiores, paisagem, utilização de materiais e recursos sustentáveis, em conformidade com a legislação profissional.
O curso se estrutura em quatro módulos: Espaços Conceituais e Empreendedorismo; Habitação/Mobiliário e Programa de Necessidades; Cenografia/Eventos e Orçamentação; e Comércio/Serviços e Organização de Obra.
Moro destaca que os principais diferenciais do novo curso são a integração com o curso de Arquitetura e Urbanismo, a infraestrutura com diversos laboratórios, a empregabilidade e empreendedorismo e, como todos os outros cursos da universidade, o compromisso com a região. O curso se estrutura em quatro laboratórios e três espaços temáticos para que o aprendizado seja mais efetivo: Laboratório de Informática (com programas de maquete eletrônica e AutoCad disponíveis), FabLab (com impressoras 3D, corte a laser e CNC), Canteiro de Obras e Laboratório de Sustentabilidade; os espaços temáticos são os Laboratórios de Desenho, Investigação da Arte e o Hub de Extensão.
Muitas atividades da formação estão integradas ao curso de Arquitetura e Urbanismo. Possibilita, além da criação de redes de relacionamentos, a complementação com uma segunda graduação e, cerca de 50% do curso poderá ser utilizado como dispensas no curso de Arquitetura e Urbanismo. ” O curso de Design de Interiores da USCS oferece uma formação prática predominante desde o primeiro dia de aula garantindo uma forma de aprendizado totalmente inovadora, diferenciada e articulada ao mercado de trabalho. Com as estratégias propostas você não só estará apto ao trabalho em construtoras e empresas de design de interiores, mas também abrir seu próprio escritório e atuar em áreas inovadoras do Design”, afirma.
Interessados podem se inscrever no vestibular da USCS – https://www.uscs.edu.br/vestibular Para mais informações sobre o novo curso de Design de Interiores acesse o link https://www.uscs.edu.br/cursos-de-graduacao/industria-criativa/design-de-interiores.