
A palavra escola ganha significados diferentes com o passar dos anos. Quando entramos pela primeira vez, tudo é novidade e ela passa a ser um dos nossos lugares prediletos. Depois, entendemos que este ambiente é o que vai definir os profissionais e cidadãos que somos. Mas uma coisa é certa: em nenhum desses momentos a escola foi vista pelos estudantes como um espaço de troca, mas sim, de exposição.
Com exceção das vezes em que precisam apresentar algum trabalho ou fazer uma prova oral, o papel do estudante em sala de aula sempre foi a de ouvinte. Ouvir aquilo que uma pessoa mais velha e, teoricamente, mais experiente tinha a ensinar. Este é o modelo mais tradicional, mas é o único que funciona? Será que as vivências dos estudantes realmente não agregam em nada no ambiente escolar?
Essas foram algumas perguntas que precederam a criação da Vereda. Enquanto projeto embrionário, escrito apenas no papel, a Vereda entendia que a Educação é a esfera da sociedade que, constantemente, precisava se reinventar. A grande questão foi como entregar algo diferente daquilo que já existia e, ao mesmo tempo, ser eficaz.

A resposta transformou-se no que hoje é um de nossos pilares: deixar que o estudante seja protagonista do seu próprio conhecimento. O objetivo é que todos façam parte da construção da escola e do processo de aprendizagem, estimulando o questionamento, a expansão de ideias e os projetos em equipe.
Além das matérias tradicionais, a Vereda inclui no currículo disciplinas como teatro, programação e habilidades de vida, para estimular estudante a buscar autonomia e entender o próprio papel dentro da sociedade. Aqui, o senso de protagonismo está presente em cada detalhe da escola e o ensino funciona com nos métodos tradicionais alterados, permitindo que o conhecimento não seja só exposto, mas também, compartilhado entre todos.

A Vereda divide os benefícios em 4 principais:
Participação Ativa – A aula ganha outro formato e dinamismo. O estudante deixa de ser passivo e, em vez de sentar, ouvir e copiar, passa a ter significativa atuação, virando o ator principal na construção do conhecimento.
Coletividade – Senso democrático e habilidades de cooperação são desenvolvidos, incluindo a aceitação das decisões coletivas, mesmo que a ideia não seja a mesma do estudante.
Decisão – Abrange a participação ativa nas decisões da escola. Há o estímulo para que cada um aponte pontos críticos e soluções estratégicas com relação a problemas que impactam na comunidade escolar e na sociedade.
Autonomia – Os estudantes trabalham o pensamento analítico, científico, crítico e criativo. Desta forma, descobrem e desenvolvem seus projetos pessoais de vida.
Um caminho de sucesso se constrói conhecimento, e conhecimento é conectar o ensino com a vida.
Escola Vereda
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