
Segue a guerra interna entre os integrantes da federação PSDB/Cidadania em Ribeirão Pires. De um lado, Gabriel Roncon (Cidadania) segue com sua pré-candidatura e anunciou a presidente licenciada da Aciarp (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires), Eliete Viera (Cidadania) como vice. O ex-prefeito e presidente da intervenção estadual do PSDB, Kiko Teixeira, critica o ex-aliado e segue afirmando que não haverá candidatura. Prazo para inscrição junto ao TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) termina nesta sexta-feira (11/11).
O anúncio sobre a vice foi feito no final da noite de quinta-feira (10/11), em vídeo divulgado nas redes sociais. “Entendendo a força das mulheres da nossa cidade, trouxemos como candidata a vice-prefeita na nossa chapa uma mulher de garra, de fibra, empresária, empreendedora, que tenha o vínculo com a nossa cidade, os laços que vive e ama Ribeirão Pires assim como nós”, disse Roncon.
“Com muito orgulho, Gabriel, que eu aceitei esse convite, um convite muito inusitado, mas um convite que me deixou muito feliz, porque eu sei que posso contribuir e se é esse o momento que Deus preparou para nós, nós vamos sim trazer propostas, trazer ideias, trazer sugestões, trazer para a nossa cidade a modernização, o novo mundo, o novo mundo da interação social para que a gente possa realmente virar essa chave e partir para o desenvolvimento econômico”, seguiu Eliete.
Horas depois, Kiko Teixeira usou também as redes sociais para explicar a situação da federação. “Essa federação não pode caminhar sozinha, nós temos que caminhar juntos e infelizmente uma pessoa aqui da cidade está divulgando uma grande mentira, dizendo que é candidato pela federação e isso não pode acontecer, porque tanto o diretório estadual do PSDB quanto da Federação, como o diretório nacional do PSDB e da federação já disseram que em Ribeirão Pires não haverá candidato da federação. É uma grande mentira que estão divulgando para todos vocês. Tomem cuidado e fiquem de olho, porque quem mente em uma situação dessa, menti muito na vida pública”.
A comissão interventora do PSDB em Ribeirão Pires está apta desde o dia 5 de novembro e durará até 31 de janeiro de 2023 (conforme documento abaixo), segundo ata disponível no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A data de início da intervenção foi a mesma da tentativa de convenção.
Sem acordo na reunião dois grupos se formaram. De um lado Roncon e o ex-presidente do tucanato na cidade, Cezar de Carvalho, afirmando que houve a confirmação do nome de Gabriel como candidato a prefeito. Do outro, a presidência estadual da federação e a comissão nacional afirmando que não haverá candidatura.
Segundo o artigo 37, do estatuto da Federação PSDB/Cidadania, “nos municípios com menos de 200 mil eleitores, a escolha do candidato a cargo majoritário e a celebração de coligações deve ser submetida à aprovação do Colegiado Estadual da Federação”. Levando em conta que a maioria dos membros é tucana, a tendência é a confirmação da não participação na eleição suplementar.