
As cidades do ABC prepararam diferentes programações para o Dia da Consciência Negra que acontece neste domingo (20/11), mas representantes do Movimento Negro consideram que as atividades poderiam ser mais abrangentes. Para Rosangela Marques, ativista social, educadora e mediadora extrajudicial, em São Bernardo, por exemplo, haverá uma marcha, organizada pelo próprio movimento para marcar a data, além de outros eventos.
Não há números oficiais sobre a violência contra pessoas negras. Segundo o movimento muitas das vítimas são mortas por policiais. Material gráfico, que foi elaborado pelo Movimento Negro, graças a uma vaquinha virtual, mostra que 62% das vítimas da violência policial são negros. O panfleto também mostra uma série de atividades de rua e on-line que já estão sendo realizadas desde o dia 7/11 e vão até 2/12.
De acordo com Rosangela, a preocupação é manter a mobilização. “A Consciência Negra a gente não comemora, porque é quando a gente fala sobre racismo. Marcamos a data histórica da morte de Zumbi dos Palmares, então honramos Zumbi e Dandara dos Palmares. É preciso reconhecer esse processo histórico”.

O fato de a data cair em um domingo, que já é o dia de folga do trabalho para a grande maioria dos trabalhadores, poderia fazer a data passar despercebida para quem não milita na causa. Para Rosângela, esse é um dos motivos da organização das atividades que culminam com a Marcha da Consciência Negra, que acontece em São Bernardo, partindo da rua Santa Filomena, no Centro em direção ao Paço. As atividades incluem ainda um ato em frente à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), outro na Fábrica de Cultura, além de aula na UFABC (Universidade Federal do ABC) dentre outras atividades.
Além das atividades organizadas pelo movimento negro da região, as prefeituras também prepararam calendário.
Santo André
A prefeitura de Santo André, vai entregar no domingo o grafite na fachada do CEU Marek. Para celebrar a data e comemorar a nova identidade visual do equipamento, estão programadas diversas atividades. “O primeiro campeonato de Pipas CEU Marek e comunidade começa às 9 horas, e vai premiar a maior pipa, a menor pipa e a pipa mais bonita. À partir da 10h, a programação traz ainda o som do DJ Edinho, artista local e morador da região, além de exposição e oficina de pipas. Às 14 horas, acontece show de ilusionismo e também o já tradicional Sarau do Buracão”, informou a prefeitura. O CEU Marek fica na rua Engenheiro Alfred Heitzmann Júnior, S/N°, Jardim Marek.
No CEU Ana Maria as atividades sobre o Dia da Consciência Negra começam no sábado (19/11) à partir das 10h, o CEU Ana Maria e o ISAB (Instituto Social Afro-brasileiro) promovem o Evento da Consciência Negra com apresentações de samba, poesia e feira de artesanato. O endereço é Praça Vereador Venâncio Neto, s/nº – Jardim Ana Maria.
São Bernardo
A prefeitura de São Bernardo diz que, ao longo do mês de novembro, é realizada programação especial que remete ao Dia da Consciência Negra. A programação, que será expandida até a primeira semana de dezembro, conta com exposições, rodas de leitura, apresentações musicais, de maracatu e de congada, intervenção artística, feira de economia e encontro permanente. O destaque fica para a grande festa, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de novembro (sábado e domingo), das 10h às 17h, na rua Dr. Flaquer, no Centro (em frente à Biblioteca Monteiro Lobato). No sábado, a tração principal será a roda de samba da banda Tivisambar, com intervenção artística do artista Denis Pinho. No domingo, haverá apresentações de maracatu e congada, além do coletivo Afroescola, que levará uma oficina de jogos de tabuleiros africanos, destinada para pessoas a partir de 12 anos.
Também serão abertas duas exposições que estarão no interior da biblioteca Monteiro Lobato: a “Negras que nos habitam”, de Joyce Fesan, que tem o intuito de transformar o olhar sobre a mulher negra brasileira, e “Terras de Pretos e Encantados”, mostra fotográfica de Ricardo Teles, que retrata o cotidiano de quilombos e festas religiosas afro-brasileiras. Haverá atividades na biblioteca, no dia 26/11, às 11h em alusão a data com o clube de leitura “Ando Lendo”, com a obra “O Órfão Famoso”, de Elisa Lucinda. O Centro Cultural Taboão (rua Alfredo Bernardo Leite, 1.205, Taboão) receberá, no dia 20/11, o Cultural Sound System, evento que leva o melhor do Reggae em todas as suas vertentes. As apresentações ocorrem das 14h às 21h.
São Caetano
Entre 19 e 20/11 a prefeitura de São Caetano vai realizar uma série de atividades dentro do 3º AfroSanca. As atividades acontecem no Espaço Verde Chico Mendes (rua Fernando Simonsen, 566, bairro Cerâmica) das 10h às 18h com entrada gratuita. A programação de sábado inclui diversas apresentações musicais (no palco Zumbi dos Palmares), exposição de instrumentos musicais que representam a cultura afro brasileira – caxixi, berimbau, pandeiro e agbê (ou xequerê), oficina “Produzindo um Livro”, com Leandro Giovedi, oficina de turbantes com Assouan Léa e workshop “Arte Africana no mundo do Lettering”, com Bruna Bravi, tudo no Quiosque Quilombo Afrovivências.
No domingo o Palco Zumbi dos Palmares tem aulas de dança, celebração inter-religiosa e Black music. O Quiosque Quilombo Afro Vivências terá vivência com a dança Coco de Roda e oficinas de capoeira e de turbantes.
Diadema
Na quinta e sexta-feiras (dias 17 e 18/11) o Centro de Formação Carlos Kopcak realiza às 20hs roda de conversa ‘Personalidades pretas que fizeram história’. No sábado (19/11) na Praça PEC Ceu das Artes (Av. Afonso Monteiro da Cruz, 254 – Jardim União) recebe às 15h a Vivência Cultural de Capoeira, com Rodrigo da Escola Massapê, e às 17h – Trança Afro e Workshop com Gabe Imani. O Centro Cultural Vladimir Herzog e Biblioteca Paineiras recebe às 15h a Roda de Samba com o grupo Notícias Populares. A cidade tem uma ampla programação, que inclui espaços por toda a cidade e que pode ser conferida em https://portal.diadema.sp.gov.br/festa-kizomba-celebra-com-debates-e-musica-a-cultura-negra-em-diadema/.
O ponto alto da data em Diadema será a Caminhada da Promoção da Igualdade Racial, no domingo, que vai sair da Praça do Jardim Rosinha (Redondão) às 15h. Depois haverá show de samba com Zeca Pagodinho.
Ribeirão Pires
Em Ribeirão Pires a prefeitura preparou uma série de atividades gratuitas. De 18 a 23 de novembro, serão realizadas sessões solenes, rodas de samba e de Black Music, atividades culturais de capoeira entre outras ações relacionadas às matrizes africanas. No dia 18 de novembro (sexta-feira), a partir das 19 horas, acontece Sessão Solene do Dia do Hip Hop na Câmara Municipal. N sábado (19/11) à partir das 18 horas, será realizado show de Black Music na Praça Central da Vila do Doce (rua Boa Vista, Centro).
No domingo, à partir das 15 horas, a Praça Central da Vila do Doce recebe atividades culturais de capoeira – como a Berimbalada e a Orquestra de Berimbaus -, além de Hip Hop e roda de samba. Encerrando a programação especial, dia 23 de novembro (quarta-feira), a partir das 19 horas, acontece a sessão solene da Consciência Negra e comemoração do Dia Municipal das Religiões de Matrizes Africanas na Câmara Municipal.
As prefeituras de Mauá e Rio Grande da Serra não informaram a programação.