
Mesmo com o novo aumento de casos de covid-19 em todo País, na região 832,5 mil pessoas ainda não retornaram aos postos de saúde para receber o reforço da 4ª dose da vacina contra a doença. Dados fornecidos pelas prefeituras do ABC revelam que, entre todos os cenários, São Bernardo está com o pior índice de imunizados: são 372,4 mil munícipes que estão com a dose em atraso, o que corresponde a 44% do público-alvo.
Na sequência aparece Santo André, com 269.087 munícipes que ainda não voltaram aos postos de saúde para completar o esquema vacinal. A taxa de abstenção corresponde a 52% da população-alvo. Já em São Caetano, a Prefeitura informou que até o momento 65,8 mil pessoas buscaram os postos de saúde para receber a 4ª dose, o que corresponde a 49,1% da população maior de 18 anos imunizada (134.216 munícipes), mas outros 134,1 mil munícipes ainda não se vacinaram com a dose de reforço.
Diadema informou, em nota, que dos aptos para receber a 4ª dose, 41.889 são considerados, o que corresponde a 18,1% do público apto. Em Ribeirão Pires, 15.047 pessoas estão aptas para receber a aplicação, mas ainda não procuraram um dos postos de saúde. Até o momento, 38,4 mil munícipes já receberam a aplicação do reforço da vacina na cidade.
Rio Grande da Serra não informou quantos munícipes ainda precisam receber a 4ª dose da vacina. Já Mauá não respondeu os questionamentos do RD sobre o assunto.
Xepa da vacina
Ribeirão Pires abriu inscrições para “xepa” da vacina para a imunização de bebês e crianças entre seis meses e até três anos (2 anos, 11 meses e 29 dias) que não possuem comorbidades. O cadastro deverá ser realizado presencialmente na UBS Centro. Tal medida se fez necessária, tendo em vista o aumento no número de casos de covid-19 nos últimos dias.
São Bernardo, Santo André, Diadema e Rio Grande da Serra informaram que não houve recebimento de frascos do imunizante suficientes para adotar a medida nos municípios.