
São Bernardo realiza a Semana do Empreendedorismo, com cursos, palestras e workshops até esta sexta-feira (25/11) no Paço. A ação engloba a Feira do Empreendedor, no estacionamento do Ginásio Poliesportivo, com 20 empreendedores que exibem seus produtos e serviços.
Com a pandemia da covid-19 e com o marido desempregado, a chef de cozinha Débora Balog, 48 anos, então recém-formada em gastronomia, resolveu sair do informal e abrir uma empresa para ajudar nas despesas de casa. O que era, inicialmente, emergencial virou principal fonte de renda da família. Moradora de São Bernardo, procurou a Sala do Empreendedor para formalizar em julho a Gourmelicias Catering, além de realizar cursos da qualificação profissional que visam preparar terreno às exigências do mercado.
Especializada em serviços de buffet, o que também inclui pratos quentes, salgados e sobremesas, a empresa registrou crescimento célere no período. Entrou, na ocasião, como ME (Microempresa) e, recentemente, obteve empréstimo do Banco do Povo com objetivo de ampliar a sua oferta.
Débora iniciou etapa concreta nesta quarta-feira (23/11) para deixar as dependências do negócio em sua residência, no bairro Baeta Neves, para montar em espaço próprio, em Rudge Ramos. “Vi de início nas redes sociais da Prefeitura a grade de cursos de capacitação oferecidos, em parceria com Sebrae e Senac. Muitos deles me interessavam. Decidi fazer o de organizador de eventos. Deste primeiro curso surgiram outros e fui de um em outro”, conta.
Ascensão foi tamanha que Débora já prepara novo passo diante do atual faturamento da empresa, que tem superado a margem de R$ 60 mil mensais. “É simbólico. Até agora dividia o trabalho em casa com o espaço da família. No começo de 2023, já indicado pela contabilidade, com a contratação de colaboradores – cerca de 10 pessoas -, podemos entrar no patamar de EPP (Empresa de Pequeno Porte)”, afirma.