Criada em 2004 pelos irmãos Eduardo e Marcel Mazurkyewistz, a Mazurky virou uma das principais empresas de embalagens da região. 18 anos depois, a aposta está em novas tecnologias para melhorar a impressão, principalmente no papelão ondulado. Em entrevista ao RD Momento Econômico desta quarta-feira (23/11), Eduardo relatou sobre o novo investimento e os processos na nova planta em Mauá, após anos em São Bernardo.
A mudança de cidade ocorreu exatamente com a necessidade de um maior espaço para instalar a Impressora Digital Handway, a primeira a ser comprada no País. Nos 10 mil metros quadrados do espaço locado na avenida Papa João XXII, próximo ao Rodoanel, o novo equipamento permite que a impressão em caixas de papelão seja feita em RGB, com uma tecnologia de imagem utilizada em monitores e nas televisões, o que no entendimento de Eduardo garante a maior qualidade no produto que será entregue aos clientes.
O investimento ocorreu em 2020, logo no início da pandemia do Covid-19. E agora a empresa visa um processo de seguir “plantando” para “colher” os lucros no futuro. A princípio em 2022 o crescimento será de 5% em comparação ao ano de 2021, o que é considerado “pequeno” pelo empresário devido ao faturamento de dois dígitos percentuais de anos anteriores, algo que se tem a expectativa de retomar no próximo ano.
“É um momento que estamos plantando para colher quando o mercado estiver mais preparado, esteja um pouco mais ativo. A indústria da embalagem é sempre a primeira a sentir, tanto a queda quanto a retomada, e nós estamos vendo uma certa insegurança do mercado que quer saber qual caminho vai seguir”, explicou.
Sobre a possibilidade de crescimento, Eduardo considera que seja ideal que a futura gestão federal defina com rapidez qual será o seu caminho na área econômica, algo que considera que possa reduzir as desconfianças e chamar a atenção do mercado. Outro ponto é tentar criar um cenário para melhorar a exposição de seus produtos, assim como ocorre em outros continentes.

Com cerca de 100 colaboradores, a maioria da região do ABC, outro sonho que a empresa tem é o retorno para São Bernardo. Atualmente um galpão pertencente a Mazurky ainda está na terra dos batateiros, porém, a ideia é que a produção volte por completo para a cidade de origem dos irmãos Eduardo e Marcel.