
São Bernardo realizou nesta sexta-feira (25/11) a 4ª edição do Feirão do Emprego para oportunidades de Natal. Organizado no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, o feirão ofereceu 2,5 mil vagas de 47 empresas participantes, além de cursos e orientações de diversos profissionais e empresas. As vagas eram para candidatos com desde ensino fundamental ao superior.
Valdir Alves, de São Bernardo, está desempregado faz um mês, e busca uma vaga de auxiliar de produção. “Eu trabalhava com cimento de gases e Co2, fiquei desempregado porque as vendas na empresa onde eu trabalhava começaram a cair, e os cortes foram necessários”, diz. Alves conta que a busca por uma nova oportunidade de trabalho está difícil e a feira facilita o acesso de forma diplomática e ainda dá para fazer cursos.
Adriano Tiago da Silvia procura vaga de zelador. Desemprego há um ano, vive de trabalhos esporádicos. “Eu trouxe 18 currículos, faltam oportunidades e muitas vezes as vagas não aparecem, acho que a falta de cursos também colabora para as portas se fecharem do mercado”, desabafa.
Para o prefeito Orlando Morando, o feirão consegue ajudar as pessoas para a recolocação no mercado de trabalho. Especialmente nesta época de festas natalinas, o emprego tem alta demanda, especialmente no comércio, serviços e indústria, varejo. “Nenhum presente melhor que uma vaga no final de ano, recebemos as pessoas com todo carinho, com água e lanches”, explica.
Morando avalia que a cidade precisa oferecer oportunidades e empregos para que os feirões não vire politicas públicas. “Estamos também com 150 vagas para pessoas com deficiência, e hoje é uma vaga que você não consegue preencher, não achamos o trabalhador para cumprir essa demanda, isso gera um problema na legislação, porque o empregador precisa contratar”, diz.
O feirão ofereceu, ainda, Espaço Kids – de seis meses a cinco anos -, posto de vacinação contra Covid e tenda com serviços da Sabesp, além de Feira do Empreendedor no estacionamento.