
Autoridades municipais e estaduais estiveram reunidas nesta sexta-feira (25/11) no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André para a inauguração do Centro Oncológico. Gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Estado, a unidade já realizava atendimentos oncológicos desde setembro em espaço provisório. No novo local, o AME-SA ganha capacidade operacional para mais de 6,2 mil sessões de infusão (quimioterapia) e 18 mil consultas médicas e não médicas por ano.
O secretário de Estado da Saúde em exercício, Eduardo Ribeiro Adriano, participou da entrega do novo serviço ao lado de autoridades, como o prefeito de Santo André, Paulo Serra, a deputada estadual eleita, Ana Carolina Barreto Serra, o presidente e a vice-presidente da Fundação do ABC, Luiz Mário Pereira de Souza Gomes e Maria Odila Gomes Douglas, dos dirigentes do AME Santo André, Marina Macedo Daminato, diretora-geral, Dagoberto Gomes de Moura, gerente administrativo, e Rodrigo Toledo Mota, gerente médico.
“Com o novo espaço, o programa AME Oncologia vai oferecer milhares de sessões de quimioterapia por ano em um espaço humanizado, ampliando a assistência em Oncologia para o ABC”, afirmou o secretário de Estado em exercício, Eduardo Ribeiro Adriano.
Modernização
O AME Santo André deu início em 5 de setembro deste ano às consultas médicas em Oncologia e aos tratamentos de quimioterapia para pacientes com câncer. Enquanto o antigo anfiteatro da unidade passava por ampla reforma para se tornar o atual Centro Oncológico, os atendimentos estavam centralizados em espaço próprio e adaptado, com 2 poltronas para infusão de medicações e projetado para 40 sessões de quimioterapia no primeiro mês de funcionamento.
A partir de agora, estão disponíveis 10 boxes com poltronas, sala de emergência, farmácia, consultório médico, consultório multiprofissional e posto de enfermagem, além de sistema de ar-condicionado, rede de gases, recepção e banheiros exclusivos. Em pleno funcionamento, a capacidade operacional é de aproximadamente 520 infusões mensais.
Os atendimentos no AME Santo André ocorrem nas áreas de câncer de mama, colorretal e próstata, englobando sessões de quimioterapia, consultas oncológicas e exames. Com a abertura do Centro Oncológico, uma outra novidade é o teleatendimento. Após 48 horas da quimioterapia, os pacientes passam por consulta remota com profissionais da área de enfermagem e farmácia. Por meio de videochamada, os pacientes serão acompanhados após os procedimentos, agilizando o tratamento.
AME Oncologia
O lançamento do programa estadual AME Oncologia ocorreu em 22 de junho no AME Barradas, na Zona Sul da Capital. Na oportunidade, foi anunciado que AMEs de todo o Estado passariam a oferecer diagnóstico e tratamento contra o câncer, sendo cinco unidades as primeiras a adotar a nova modalidade: Santo André, Taubaté, Itapetininga, Dracena e Mogi das Cruzes.
O AME Santo André virou braço de apoio do Hospital Estadual Mário Covas. Os pacientes são encaminhados pelo hospital, cujas vagas são reguladas pela CROSS, a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde do governo do Estado.
O AME-SA recebe casos de média e baixa complexidades para realização de terapias infusionais (quimioterapia). O plano terapêutico e o envio dos medicamentos estão a cargo do Mário Covas.
Santo André inicia atendimento do AME Oncologia