
Mauá lançou nesta sexta-feira (25/11) a Operação Chuvas de Verão. A administração municipal antecipou os trabalhos, que normalmente são iniciados em dezembro, por causa dos altos índices pluviométricos registrados nos últimos dias.
A ação é coordenada pela Defesa Civil da cidade e abrange todos os setores da Prefeitura. O evento de lançamento ocorreu no auditório da Escola Municipal Terezinha Leardini Branco, no Jardim Zaíra.
Durante a Operação Chuvas de Verão, cujo encerramento está previsto para (15/04/23), pode ser prorrogado em caso de necessidade, os agentes da coordenadoria vão se revezar na escala de plantão para acompanhar as mudanças meteorológicas e a intensidade das chuvas.
O plano é preventivo e tem quatro escalas: observação, atenção, alerta e alerta máximo. Os critérios determinados para o município são mais exigentes devido à complexidade das áreas de risco em Mauá. Enquanto a maioria das cidades trabalha com 100 mm de chuvas em 72 horas, o município considera 50 mm para entrar em estado de atenção. Isso permite mais condições para antecipar ações e agir com rapidez na prevenção de acidentes graves. Em caso de necessidade, os demais setores da Prefeitura, que se mantém de prontidão, são acionados para apoio.
O trabalho de prevenção relacionado à temporada de chuvas foi iniciado no primeiro dia do atual governo, mas encontrou dificuldades por conta da situação de abandono que se encontrava a Defesa Civil. A atual gestão atuou com seriedade e reestruturou o setor. Foram reativados equipamentos que auxiliam no planejamento de ações e estabelecidos convênios com os governos estadual e federal, o que possibilitou receber novas ferramentas essenciais, como os 26 pluviômetros.
Durante a atividade de lançamento da Operação Chuvas de Verão nesta sexta-feira foram entregues 42 certificados para crianças que agora integram a Defesa Civil Mirim e 38 a alunos da rede estadual de ensino da região que receberam ao longo de todo o ano orientações de como identificar situações de risco e quais medidas podem ser tomadas para ajudar no trabalho. Além de transformar os jovens em agentes divulgadores, o projeto também possibilita a redução da exposição a riscos sociais como drogas e criminalidade, pois ajuda na formação de valores éticos, humanitários e culturais.
Em Mauá, a Defesa Civil está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 1930, Jardim Zaíra. Em casos de dúvidas ou emergências, a população pode entrar em contato com as equipes pelo disque 199 ou pelo telefone (11) 4547-5690.