
Recentemente o RD trouxe vídeos de internautas com dificuldades para atravessar alagamentos na rua Felipe Camarão e avenida Prosperidade, na divisa de São Caetano com Santo André. Mesmo sem transbordamento de rios e córregos, as vias ficam cheias d’água, o que dificulta o tráfego de veículos e a passagem de pedestres. A região é uma importante ligação à avenida dos Estados e principal acesso de caminhões para empresas siderúrgicas e de petróleo e gás.
Além do problema de drenagem, há um desnível das avenidas com relação à calha do rio Tamanduateí. Existem a questão da manutenção e a dúvida sobre quem seria o responsável por limpar e desobstruir as galerias de águas pluviais.
Para tentar acabar, ou pelo menos amenizar o problema, o Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental), autarquia da Prefeitura de São Caetano, tem dialogado com Santo André para transferir responsabilidades. “Com relação aos pontos de alagamento na avenida Prosperidade e rua Felipe Camarão, informamos que a manutenção e a limpeza das redes são atribuições de Santo André. No entanto, existem tratativas com a referida Prefeitura há mais de 15 dias para a execução de limpeza do perímetro”, diz o Saesa.
A autarquia de São Caetano busca outra alternativa com o objetivo de colocar fim ao problema. “O nosso corpo técnico trabalha com estudos para o remanejamento das redes nas duas vias públicas, para que a responsabilidade de todo o processo mencionado (manutenção e limpeza) passe a ser do Saesa”, completa.
Outras ações
Para reduzir os impactos causados pelos alagamentos, transitáveis ou não, desde setembro equipes dos Saesa analisam e, se necessário, realizam a limpeza das redes de drenagem urbana. Além disso, realizam a verificação de funcionamento das válvulas flaps, que tiveram manutenção com engraçamento das articulações nos pontos de lançamento.
As ações para reduzir os impactos ainda contemplam serviços de roçada e limpeza das margens dos córregos nos trechos de céu aberto e limpeza e desobstrução das redes de águas pluviais, que acontecem diariamente em todo o município. Ações essas preventivas, mas intensificadas no período de fortes chuvas.
Procurada, a Prefeitura de Santo André não se manifestou.