
As chuvas que atingiram a região na última terça-feira (29/11) e quarta-feira (30/11) causaram prejuízos na região. Pelo menos sete árvores caíram em São Caetano e São Bernardo e pontos de alagamentos no bairro Prosperidade e nas proximidades do Cemitério Vertical, em São Caetano, e próximo a Estação Utinga, em Santo André, foram registrados.
Em nota, a Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos de Santo André informou que, na última terça-feira (29), foram registrados 30mm de chuva na região central do município, e os principais chamados foram para vistorias em edificações, como infiltrações, alagamentos, queda de muro e árvores, nos bairros Parque Miami, Jardim Riviera, Jardim Santo André, Condomínio Maracanã.
Já nesta quarta-feira, a cidade registrou a queda de um muro no bairro Jardim Santo André.
Para evitar mais ocorrências, são feitos serviços de manutenção, construção, revitalização de sistemas de drenagem natural e artificial, zeladoria da cidade, ações de educação para percepção de riscos para a comunidade e, no caso de áreas que passaram por inundação ou alagamento, são reforçadas as limpezas dos sistemas artificias e naturais.
A Defesa Civil de São Caetano informou que na terça-feira choveu 25 mm em pouco mais de 30 minutos na cidade. No período houve queda de três árvores médias no bairro Santa Maria e pontos de alagamentos no bairro Prosperidade e nas proximidades do Cemitério Vertical, divisa com Santo André. Para driblar mais problemas, a Defesa Civil afirma estar atenta a quaisquer alterações na meteorologia. Nesta quarta-feira não houve registro de ocorrências por conta das chuvas.
Em São Bernardo, não foram registradas ocorrências em razão das chuvas nesta quarta-feira (30/11). Na última terça-feira, foram registradas quedas de quatro árvores, sendo três no bairro Riacho Grande e uma no Jardim das Orquídeas. Todos os anos, o município realiza a Operação Pé D´água, que visa minimizar o impacto das chuvas de verão, por meio de mutirões preventivos de informação e de planos de ação para eventos como escorregamentos, alagamentos e inundações, em regiões mapeadas como áreas de riscos.
A iniciativa se soma ao pacote de investimento empenhado no combate às enchentes que, nos últimos anos, já resultou num aporte financeiro superior a R$ 500 milhões na execução de obras estruturantes, como o Piscinão do Paço, contenções de encostas e canalização de córregos. A Defesa Civil do município realiza atendimento 24h, por meio do número 199.
Previsão para os próximos dias
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) informa que a previsão para os primeiros dias de dezembro é de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Nesta quinta-feira (01/12), a expectativa é de temperaturas entre 19ºC a 26ºC. Os ventos serão fracos durante o dia e a umidade do ar ficará em 80% durante o dia.
Já na sexta-feira (02/12), a previsão é de chuva isolada durante todo o dia. Os termômetros devem variar entre 20ºC e 26ºC, com ventos fracos.
Veja previsão completa no site do Instituto – INMET :: Previsão