
Em, Diadema, o Programa Lentes do Saber, do município, vai iniciar a entrega dos 60 primeiros óculos para estudantes diagnosticados com necessidade do uso do acessório. O anúncio da novidade foi feito Prefeitura durante o 2º Mutirão do programa, no sábado (3/12), no Quarteirão da Saúde.
O prefeito José de Filippi Júnior evidenciou a importância de ações intersecretariais para promover o bem-estar da população. “O projeto é um casamento fantástico de saúde com educação, importantíssimo para nossas crianças. Os primeiros 60 óculos para as crianças que passaram pelo primeiro mutirão já chegaram e serão distribuídos”, ressaltou.
A iniciativa tem como objetivo avaliar a saúde ocular de todos os estudantes da rede municipal da cidade. Em outubro, foi realizada triagem nas escolas com 2.600 alunos e, de acordo com o calendário de consultas, as crianças serão chamadas para consulta oftalmológica e receberão óculos ou encaminhamento específico, caso necessitem.
Das 428 crianças convocadas para o 2º Mutirão do Programa Lentes do Saber, apenas 181 compareceram. Dessas, 57 receberam alta, 42 tiveram prescrição para uso de óculos, seis problemas de córneas, 30 casos de estrabismo e 46 agendamentos para dilatação nas próximas duas semanas.