
A Cultura de Santo André passa por nova fase, reformas importantes e projetos estão sendo colocados em prática. Com a entrega do Cine Teatro Carlos Gomes, 114 atividades foram realizadas até novembro no local. Mas outra intervenção é muito aguardada, o Teatro Municipal, que já passou por obras com recursos do Paço e agora entra em nova fase, com verba do Estado.
Simone Zárate, secretária de Cultura de Santo André, explica que o Municipal, patrimônio tombado, vai manter suas características. “As poltronas já foram reformadas e o prédio vai passar por intervenções nos banheiros, no sistema de ar condicionado e também na sua acessibilidade”, diz. A estimativa é de que o teatro seja entregue em seis meses.
Novidade
A possibilidade de transferir a gestão do Teatro Municipal neste primeiro momento está descartada. A novidade anunciada por Simone é a de manter um captador de espetáculos. “Esta pessoa ficará responsável por buscar espetáculos para o teatro; antes produtores procuravam a secretaria para apresentar os projetos, a partir da entrega vamos ter as duas modalidades”, avisa.
Entregas
O Teatro Conchita de Moraes será entregue no próximo ano, segundo Simone Zárate, em entrevista ao RDtv. Segundo a secretária, a Biblioteca Cecilia Meireles, a Casa da Palavra e Museu de Santo André serão reformados a partir de 2023. Simone conta que havia um planejamento lá em meados de 2017, quando houve um fôlego nas contas da Prefeitura, mas com a pandemia da covid-19 muitos projetos foram abortados e serão retomados a partir de 2023.