Após um ano de recuperação financeira, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação de São Caetano prepara um pacote de medidas para alavancar os investimentos na cidade. Em entrevista ao RDtv nesta terça-feira (13/12), o secretário Fernando Trincado explicou as medidas que visam melhorar a abertura de crédito, o entendimento de medidas para micro e pequenos empresários, e a busca por novas vagas de emprego.
Serão quatro medidas. A primeira é o programa WhatsApp MEI. Será um sistema eletrônico, por intermédio do serviço de mensagens, que vai tirar dúvidas sobre os caminhos dos microempreendedores individuais. O secretário explica que a ideia é tirar pelo menos 95% das dúvidas de maneira automática e aquilo que não for resolvido terá o auxílio de atendentes que vão responder diretamente aos MEIs (Microempreendedores Individuais) com atendimento agendado. Atualmente na cidade são 14 mil MEIs.
A segunda parte será o Portal de Imóveis Comerciais, linkado com o Investe SP. “Temos uma necessidade de organizar toda a oferta de imóveis comerciais que temos na cidade. Recebemos por diversas vezes empresários, que inclusive querem investir na cidade e buscam áreas determinadas, e fica complicado fazer essa indicação. Estamos trabalhando com a lista de todas as imobiliárias da cidade, mas isso não basta. Então vamos dar a oportunidade para que essas imobiliárias possam inserir no nosso portal todos os seus produtos”, explicou o secretário.
O terceiro ponto será a atualização do Portal do Emprego. Com uma média semanal de 600 vagas oferecidas e com 20 mil inscrições cadastradas, a ideia da Prefeitura é melhorar o filtro sobre a mão de obra que é oferecida para as empresas, na busca de filtrar habilidades, conhecimentos e currículos dos candidatos, não só avaliando sua capacidade técnica, mas abordando o aspecto comportamental, algo que também vem sendo exigido pelas empresas.
O quarto item é a Plataforma de Crédito. “Hoje o empresário tem uma dificuldade muito grande na busca de crédito, então ele tem que sair batendo na porta de diversas instituições financeiras. Então estamos com a nossa plataforma de crédito mudando essa lógica. O empresário que tem sua necessidade de crédito vai especificar sua necessidade, ele coloca para que ele precisa do crédito e essa necessidade será distribuída para um número grande de instituições financeiras”, disse Trincado. Atualmente 49 instituições estão inscritas.
2022

A cidade está próxima de terminar o ano com 5 mil novos CNPJs inscritos, número que fará com que a lista chegue em 40 mil empresas na cidade. Tal cenário é celebrado por Trincado que também aponta um crescimento do número de empregos, principalmente na construção civil que alcançou 20% de aumento.
O secretário também celebrou os novos investimentos da GM com a produção da Nova Montana e a volta do trabalho presencial de 3 mil trabalhadores na área de tecnologia, o que aumentou a expectativa da cidade para a arrecadação a partir da prestação de serviços.
2023
Agora a expectativa fica para as mudanças nos governos estadual e federal. Em ambos os casos Fernando Trincado não considera que haverá mudanças no relacionamento, mas aguardará as primeiras medidas que serão tomadas para entender o que será refletido em São Caetano.