
Ao contrariar todas as expectativas, Pio Mielo (PSDB) foi eleito vereador para o biênio 2023/2024. O parlamentar vai ocupar o lugar de Tite Campanella (Cidadania), que deixará a mesa-diretora.
A vitória de Pio tem peso e foi costurada pelo prefeito José Auricchio Júnior (PSDB), tendo em vista a eleição municipal.
Nos bastidores, dois nomes eram alimentados como os mais fortes na disputa interna, Daniel Córdoba PSDB) e Tite Campanella (Cidadania). Um terceiro nome, Marcel Munhoz (Cidadania), era aventado, neste cenário, Pio seria vice. No entanto, de última hora, os planos mudaram, após José Auricchio Júnior (PSDB) articular junto da base governista.
Com a troca de peças, Pio foi alçado à presidência. Dos 19 votos possíveis, o parlamentar recebeu 16. Bruna Biondi (Psol) votou em si, Ubiratan Figueiredo (PSD) e Edison Parra (Podemos) se abstiveram.
Eleição
A eleição desta quinta-feira (15/12), em São Caetano, tem peso pela importância. O presidente vai conduzir os trabalhos em ano eleitoral e, claro, quem está na cadeira leva vantagem sobre outros possíveis candidatos em uma eventual disputa pelo Palácio da Cerâmica.
A vitória de Pio coloca o tucano no jogo dos prováveis candidatos, mas ele nega outras ambições. “Não está no meu radar, no meu planejamento de 2024 o processo eleitoral. Fui eleito vereador, e a maioria dos vereadores tem o direito legítimo de tentar reeleição, que é o meu caso, ou seguir outro projeto pessoal”, disse Pio.
Além de Pio Mielo como presidente, a mesa-diretora será composta por Marcel Munhoz (Cidadania) na vice-presidência, Beto Vidoski (PSDB), assumirá como primeiro-secretário, Matheus Gianello (PL) será o segundo-secretário e para fechar o grupo, Jander Lira (PSD) na terceira secretaria.
Pio Mielo discursa após a vitória.
Pio Mielo (PSDB) é eleito presidente da Câmara de São Caetano