
Após vencer a eleição interna na Câmara Municipal de São Caetano, o presidente eleito Pio Mielo (PSDB), assumirá o comando da Casa pela terceira vez, ironizou em sua resposta a ser indagado sobre a implantação da tribuna livre. “Já temos a tribuna livre, basta se filiar a um partido político, disputar a eleição, vencer a eleição, ser um dos 19 vereadores que terá direito de utilizar a tribuna”, disse.
A pauta da tribuna sempre é levantada quando um novo presidente assume o comando do Legislativo, isso porque, a Câmara de São Caetano é a única do ABC a não abrir espaço para a sociedade civil levar suas demandas aos conhecimentos dos parlamentares, por meio, justamente de um microfone aberto no plenário. Claro, que o espaço deve ter regramento e cada cidade possui o seu. O assunto é tratado, por grande parte dos políticos do muncípio, como tabu, quando levantado pela imprensa ou colocado em debates no próprio Legislativo.
Pio, após a ríspida resposta, afirmou que está aberto ao diálogo e o debate do tema, e que se um projeto factível for apresentado, o tema poderá ser discutido.