
União foi a palavra chave para profissionais da rede municipal de saúde enfrentar os 80 desafios no atendimento à população, apresentados na cerimônia de premiação da 1ª Mostra de Desafios + SUS Diadema, nesta quinta-feira (15/12), no Teatro Clara Nunes, região central da cidade. O evento marca a exposição dessas iniciativas para superar situações apresentadas, refletir sobre a prática do trabalho desenvolvido e valorizar os trabalhadores pelo esforço na retomada das atividades pós período da pandemia da covid-19.
A secretária municipal da saúde, Dra Rejane Calixto, apresentou as ações executadas ao longo dos últimos dois anos, entre elas: melhorias em 11 das 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) pelo Programa UBS Nota 10, serviço de teleatendimento, retomada de exames e centros cirúrgicos do Quarteirão da Saúde (QS) reformados, comitês de doenças respiratórias e comitê de Saúde da população Negra implantados, contratação de farmacêuticos para todas as UBS com descentralização da dispensação de medicamentos psicotrópicos, nova sede do SAMU e criação do Ambulatório Dia Trans.
“Nós passamos momentos muito difíceis no ano passado e neste. Mas tivemos um resultado muito exitoso. A mostra tem esse objetivo de mostrar o que somos capazes de fazer. Quero agradecer porque o sucesso da Secretaria da Saúde, tenho absoluta convicção, que conseguimos porque cada um de vocês deu o seu melhor no lugar em que estavam”, elogiou Rejane. Para 2023, estão previstos também a conclusão do Programa UBS Nota 10 nas demais unidades, o lançamento do portal Meu SUS Diadema e novas instalações para os CAPS.
Ainda participaram da mesa de abertura a gerente de projetos – Diadema na SPDM/PAIS, Liane de Oliveira Serra Tochetto; a presidente do Conselho Popular de Saúde, Maria Aparecida Flaviano Gomes; e o representante do Conselho Municipal de Saúde do segmento trabalhador, Raimundo Pereira de Souza.
Mostra
Os trabalhos foram apresentados na forma de banner no saguão do Centro Cultural Diadema. A programação ainda incluiu apresentações culturais como Grupo Batuque Bate Lata e o trio Gabi Vieira, Ellen Vitalino e Alex Mofya, ambos formados por profissionais e usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Norte respectivamente, e a palestra “A integralidade na Atenção à Saúde: desafios do SUS no contexto pós-pandemia”, ministrada pelo professor da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EAESP-FGV) e membro do FGV-Saúde, Adriano Massuda. Entre os destaques citados estão descentralização do SUS (Sistema Único de Saúde) em nível municipal e participação popular. “Acho que podemos colocar os SUS de novo nos trilhos, alocando mais recursos dentro de um modelo que funciona de maneira adequada”, explicou. Desde 2021, a parceria entre Prefeitura e FGV realiza, a cada semestre, uma semana de imersão de alunos em serviços da rede municipal. Mais informações em portal.diadema.sp.gov.
Premiação
Entre 11 de outubro a 16 de novembro, a Secretaria Municipal da Saúde recebeu trabalhos nas áreas de Atenção Básica, serviços de Urgência e Emergência, Saúde Mental, Especialidades e de setores como Vigilância, Regulação, Apoio ao Controle Social, entre outros, por meio de resumo e vídeo da ação, dentro de três eixos temáticos. São eles: Eixo I: Saúde mais Acessível e Acolhedora; Eixo II: Saúde mais Humanizada e Integral; e Eixo III: Saúde mais Participativa e Resolutiva.
Após a avaliação da comissão julgados, os desafios foram premiados com menção honrosa para o destaque de cada eixo e troféu para os três primeiros colocados de cada tema. Confira a lista de vencedores:
Eixo I
1º lugar. Construindo pontes, ampliando o cuidado: o desafio de ofertar ações em saúde no território (UBS Eldorado).
2º lugar. Mandalas: a regulação do acesso como produção social – do individual ao coletivo (Divisão de Regulação, Auditoria, Avaliação e Controle – DRAAC).
3º lugar. A ambiência como diretriz motivadora na promoção à saúde e qualidade no atendimento da recepção ao usuário sus em Unidade de Pronto Atendimento (Pronto Atendimento Eldorado).
Menção honrosa
Qualificação dos dados da Ouvidoria como Ferramenta de Gestão e Educação Permanente em Saúde do Hospital Municipal de Diadema (HMD) (Pronto Socorro do Hospital Municipal de Diadema).
Eixo II
1º lugar. A gente não quer só comida! A gente quer comer, a gente quer viver e quer habitar – A experiência dos SRT de Diadema com a alimentação como ferramenta de cuidado e reabilitação psicossocial (Serviço de Residência Terapêutica).
2º lugar. A implantação do grupo de tabagismo na UBS Vila Conceição sem o profissional médico – Desafios e experiências (UBS Conceição).
3º lugar. Serviço de visita virtual no Hospital Municipal de Diadema (HMD) (Hospital Municipal de Diadema).
Menção honrosa
CAPS Norte tecendo a rede (CAPS Norte).
Eixo III
1º lugar. Ampliação do acesso aos pacientes insulinos dependentes e estratégias utilizadas pelas equipes para melhoria dos indicadores de saúde (UBS Nova Conquista)
2º lugar. A gente te nota! (Quarteirão da Saúde)
3º lugar. Programa de Monitoramento de Riscos à Saúde do Trabalhador em postos de gasolina (PRCV) – postos de revenda de combustível a varejo (Cerest)
Menção honrosa
Desafios na captação de gestantes para a primeira consulta odontológica (UBS São José)
Os trabalhos contribuem para a institucionalização das práticas de planejamento, monitoramento, avaliação e gestão, no sentido de aperfeiçoar o desenvolvimento do sistema de saúde municipal.
Filippi agradeceu aos profissionais que, no período de pandemia, quando ainda não havia vacina disponível, estavam na linha de frente cuidando da população e deixou a sugestão para que o conteúdo da Mostra seja exposto nos serviços de saúde para que o trabalho desenvolvido seja divulgado. “Não somos perfeitos, mas estamos crescendo. Ações de cultura, educação, esporte e lazer, alimentação de qualidade também refletem na qualidade de vida e saúde dos moradores. Quando a população perceber toda essa consistência dos profissionais vai estabelecer um vínculo mais forte de confiança e de valorização, finalizou.