
Morador de Santo André reclama sobre problemas na farmácia do Hospital Estadual Mário Covas, localizado no bairro Paraíso. Segundo o reclamante, a Farmácia de Medicamentos Especializados está sempre superlotada, não possui janelas e o ar-condicionado está quebrado há semanas.
O munícipe, que preferiu não se identificar, afirma que se deparou com a situação estressante quando foi retirar medicamentos. “Uma superlotação enorme, de pessoas e filas para retirar os remédios. Crianças, idosos, e até mesmo gente doente esperando na fila”, conta.
Ainda segundo o morador, o espaço não possui janelas e o ar condicionado está quebrado faz tempo. “Como se não bastasse, para somar o perigo à saúde, o anexo está sem ventilação nenhuma, e todo mundo sofre com o abafamento no lugar”, reforça. Ainda de acordo com o mesmo, munícipes já passaram mal na sala de espera.
O reclamante conta ainda que, na semana passada, enquanto esperava para ser atendido, estava na companhia da mãe, uma idosa de 90 anos.
Secretaria de Saúde
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SESSP), responsável pela administração do Hospital Mário Covas, afirmou que a Farmácia de Medicamentos Especializados (FME) da unidade, oferece agendamento prévio de pacientes cadastrados para retirada de medicamentos na unidade com o objetivo de evitar filas e aglomerações, no entanto, caso ocorram atrasos os pacientes são atendidos da mesma forma, o que pode refletir nos demais agendamentos.
A Secretária explica ainda que, a unidade atende cerca de mil pacientes por mês, porém tem ocorrido aumento previsto no número de pacientes cadastrados neste mês de dezembro. A nota diz ainda que a unidade tem boa circulação de ar e conta com janelas e ventiladores. Dois novos equipamentos de ar-condicionado estão em processo de compra.