
Dar mais celeridade aos processos de alvarás e organizar o sistema de saúde estão entre as metas do programa Mauá Cidade Digital. A ação foi lançada nesta quarta-feira (28/12) pelo prefeito Marcelo Oliveira (PT). Uma série de ações foi apresentada para melhorar os serviços públicos no município.
A ideia, segundo o prefeito, é promover uma organização financeira e administrativa, além de modernizar a cidade, com a inserção dela no mundo digital.
Durante encontro com a imprensa, disse que com a informatização das UBSs (unidades básicas de saúde) será possível ajudar a população administrar melhor o tempo. Ao chegar em uma unidade de saúde, o paciente terá um guichê com senha e indicação de balcão para atendimento, além de receber uma mensagem de texto, tipo SMS, com agendamento de consultas , exames ou liberação de guias. De acordo com o chefe do Executivo, a tecnologia vai reduzir o número de pacientes faltantes.
Prontuários também estão em processo de digitalização, para que, num futuro próximo, seja possível a implantação do prontuário eletrônico. “Outro benefício da informatização da área da saúde é o de dar mais agilidade no atendimento, ter melhor controle dos medicamentos e de médicos, além de possibilitar a obtenção de mais recursos junto ao Ministério da Saúde”, afirma.
Planejamento urbano
Com a informatização e digitalização de documentos, Mauá estima reduzir o tempo para a emissão de alvarás em 80%. Com mais celeridade na análise dos processos, as possibilidades de investimentos na cidade, com grandes áreas ociosas para a construção de empresas, será potencializada. “Quem quer investir, gerar emprego e renda, tem pressa”, destacou o prefeito.
Agora engenheiros e/ou arquitetos responsáveis pelos projetos em andamento na cidade podem solicitar licenças e outros documentos de forma digital, sem a necessidade de aguardar a fiscalização in loco. Os profissionais podem enviar fotos, uma autodeclaração e os projetos para a Secretaria de Planejamento Urbano, por meio de uma plataforma implantada no site da Prefeitura e, desta forma, ter uma devolutiva mais rápida, com parecer favorável ou com mudanças a serem implantadas.
Outra vantagem é que quando uma reforma ou obra de adequação for realizada será necessário apenas envios de documentos do perímetro e não do projeto todo.
Saúde
A informatização na saúde teve início na UBS Zaíra I, como piloto. A unidade tem mais de 20 mil usuários cadastrados. Em 12 meses, todas as 23 unidades básicas de saúde estarão equipadas com o novo sistema.
Na área do trânsito, os proprietários e condutores de veículos poderão consultar multas, documentações e pontuações de forma online.
A Prefeitura também divulgou que implantou 30 pontos de wi-fi gratuitos em prédios municipais para uso da população. O processo de informatização e digitalização em breve vai avançar para a área de Educação.