
Nesta semana, os pacientes atendidos pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Álcool e Drogas e Infanto Juvenil passam a contar com novas instalações.
As mudanças têm como objetivo principal ofertar melhores condições para acolhimento e atenção aos usuários que frequentam os equipamentos de saúde mental.
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Diadema é composta por cinco Centros de Atenção Psicossocial (CAPS Sul, CAPS Leste, CAPS Norte, CAPS Álcool e Drogas e CAPS InfantoJuvenil), Espaço Colmeia (espaço de inclusão social/geração de trabalho e renda), dois Serviços de Residência Terapêutica (SRT), um Consultório na Rua I, uma enfermaria de retaguarda de Saúde mental com 10 leitos no Hospital Municipal de Diadema (HMD) e psiquiatras 24 horas na porta da urgência e emergência no HMD. Além disso, todas as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) contam com equipes de saúde mental.
Em Diadema, a oferta de cuidados em saúde mental está relacionada a escuta e acolhimento, Projeto terapêutico Singular, defesa do cuidado em liberdade e aos direitos da pessoa humana e nos serviços de base territorial e comunitário.
Confira os endereços dos CAPS:
CAPS III ÁLCOOL E DROGAS (AD)
Rua Moacyr Goulart Cunha Caldas, 111. O telefone é o (11)98962-0565, e funciona 24 horas.
CAPS III LESTE (provisório até a mudança para novo prédio)
Rua Moacyr Goulart Cunha Caldas, 111. O telefone é o (11) 98816-0402, e funciona 24 horas.
CAPS INFANTO JUVENIL (IJ)
Rua Safira, 20, Centro. O telefone é o (11) 98816-1643, e funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 18h.
CAPS III NORTE
Endereço: Rua Capibaribe, 193 – Campanário. O telefone é o (11) 4071-9899, e funciona 24 horas.
CAPS III SUL
Endereço: Rua Nelson Rodrigues, 191 – Centro. O telefone é o (11) 4056-4009, e funciona 24 horas.