
Mesmo ainda sem completar uma semana das novas gestões nos governos Estadual e Federal, o ABC já conta com nove representantes, sendo dois no Palácio dos Bandeirantes e sete no Palácio do Planalto. O anúncio de nomes alcança tanto o primeiro quanto o segundo escalão das gestões de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos).
No Governo Estadual, a ex-secretária de Governo em São Caetano e ex-diretora administrativa da Câmara da mesma cidade, Marília Marton, é a nova secretária estadual de Cultura e Economia Criativa. O segundo representante da região no Estado é o ex-juiz João Veríssimo que será o novo presidente da Fundação Casa (antiga Febem).
Em ambos os casos a proximidade com o secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab (PSD). Marília foi chefe de gabinete de subprefeituras durante a gestão de Kassab como prefeito de São Paulo. Também conta com experiência nas gestões de Geraldo Alckmin (então no PSDB, hoje no PSB) como governador.
João foi secretário de Governo na gestão interina de Alaíde Damo (MDB) como prefeita de Mauá. Foi escolhido por Kassab para disputar o comando da Prefeitura mauaense em 2020, acabou em terceiro lugar obtendo 37.675 votos, ficando 655 votos atrás de Marcelo Oliveira (PT), que foi ao segundo turno contra Atila Jacomussi (então no PSB, atualmente no Solidariedade).
Governo Federal

No chamado “Lula III”, o primeiro representante do ABC escolhido foi o ex-prefeito de São Bernardo e deputado federal eleito, Luiz Marinho (PT), que retornou ao comando do Ministério do Trabalho. Presidente Estadual do PT e um dos coordenadores de campanha de Lula em 2022, Marinho também contou com o apoio da ala sindical do partido.
Os demais integrantes que passaram pela região estão como secretários. No Ministério dos Esportes, o ex-secretário de Esportes de Mauá e São Bernardo (cidade em que foi vereador), e com passagem pela Prefeitura de Diadema, José Luis Ferrarezi (PT), foi empossado como secretário nacional de Futebol e Torcidas. A ex-secretária de Esportes de Santo André, Marta Sobral (PT), é a nova secretária nacional de Esporte e Rendimento.
Dois representantes das gestões de Celso Daniel em Santo André entraram no governo. Gilberto Carvalho será o secretário nacional de Economia Solidária, dentro do escopo do Ministério do Trabalho. Miriam Belchior será secretária-executiva da Casa Civil.
O ex-presidente da Fundação Criança de São Bernardo, Ariel de Castro Alves, é o novo secretário nacional do Direito das Crianças e Adolescentes. A ex-vice-prefeita de Rio Grande da Serra e ex-presidente do Sindicato dos Bancários do ABC, Maria Rita Serrano, será a nova presidente da Caixa Econômica Federal.