O ABC está repleto de opções turísticas para curtir neste verão e nas férias. Quem nunca ouviu falar na famosa Vila Inglesa de Paranapiacaba, na Estrada Velha de Santos, ou até mesmo na Cidade da Criança? Todos são locais intrínsecos no subconsciente coletivo. Expert no assunto, Marianna Redígolo, docente de Turismo e Hospitalidade do Senac São Bernardo e conselheira de Turismo do município, elege o principal cartão postal da região a vista do litoral proporcionada pelo Parque Ecológico da Serra do Mar. O segundo endereço é o famoso relógio de Paranapiacaba, que faz alusão ao Big Ben, em Londres, Inglaterra.
O turismo noturno também é presente em alguns parques da região. Na avenida Kennedy, em São Bernardo, o Raphael Lazzuri recebe iluminação especial à noite como recurso de segurança para a prática de esportes.
O Parque da Juventude Città Di Maróstica, no Centro de São Bernardo recebeu esse nome em homenagem a cidade irmã italiana do município paulista. Tambem é popularmente conhecido como Parque do Skate e tem recebido treinos dos atletas da Seleção Brasileira de Skate.
O turismo gastronômico também movimenta a região. Seja na famosa rua das Figueiras, localizada em Santo André, que oferece dezenas de opções de bares e restaurantes; e a avenida Kennedy, em São Bernardo. Ou a Vila do Doce, localizada em Ribeirão Pires.
Torre de Miroku
Nem todos sabem, mas as demais cidades que compõem o ABC, como Ribeirão Pires, também oferecem locais imperdíveis. Inspirada no templo japonês Horyu, a Torre de Miroku começou a ser construída em 2000 e levou 12 anos para ficar pronta. No interior, há um vão livre. Localizada às margens da Represa Billings, a torre tem 32 metros de altura. Seus cinco telhados representam o corpo divino: cabeça, pescoço, peito, barriga e as pernas. A construção é considerada o maior templo de estilo japonês no Brasil.
Vila Inglesa de Paranapiacaba
Tesouro da região, a vila está localizada em Santo André. Localizada no Alto da Serra do Mar, a vila foi construída pela ferroviária São Paulo Railway para abrigar os funcionários durante a concessão da estrada de ferro Santos – Jundiaí, iniciada em 1860. De quase todos os pontos da vila, é possível ver o relógio da marca inglesa John Walker – réplica do Big Ben. Este pequeno vilarejo é tombado pelos Conselhos de Patrimônio Federal, Estadual e Municipal. Sem falar nas lendas urbanas existentes: véu da noiva, lenda do andarilho e a lenda da bailarina do Clube Lira.
Parque Caminhos do Mar (ou Estrada Velha de Santos)
A Estrada Velha de Santos foi a primeira via de acesso pavimentada da América Latina. Ligou São Paulo ao litoral até a inauguração da via Anchieta, em 1947. Porém, em 1922 por ocasião dos 100 anos da Independência do Brasil, foram construídos nove monumentos ao longo da Estrada Velha de Santos. Em 1970, foram tombados pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).
Cidade da Criança
Considerada o primeiro parque temático do Brasil, a Cidade da Criança foi inaugurada em 1968, em São Bernardo. Poucas pessoas sabem, mas foi criada como cenário da novela Redenção, exibida pela extinta TV Excelsior. Após o término da novela surgiu a ideia de transformá-la em parque temático. Hoje, além dos brinquedos abriga uma réplica do Teatro Amazonas, de Manaus. Recentemente foi resgatada a antiga tradição do parque, de eleger um prefeito ou prefeita mirim.
Cuidados a serem tomados

A professora de Turismo do Senac alerta sobre a conscientização turística. “Temos um lema no turismo: deixe somente pegadas e tire somente fotos”. Dessa forma, fica a dica para respeitar as regras do espaço que será visitado, bem como ter atenção com o horário de funcionamento, idade permitida, tipo de vestimenta adequada, hidratação, boa alimentação, cuidados com a natureza e sempre fazer o descarte correto de lixo.
Marianna destaca ainda a importância das sete cidades regionalizarem o Turismo, por meio do Consórcio Intermunicipal. “A região cresce como um todo”, afirma a docente. “Também deveriam ser implementados conselhos municipais de turismo em todas as cidades da região”, completa.
Senac São Bernardo
O setor de Turismo foi um dos mais impactados pela pandemia da covid-19. Mas com a retomada apareceram vários pontos positivos, como a valorização dos pontos turísticos próximos a residências.
No Senac de São Bernardo não foi diferente. O curso técnico de Turismo voltou a ser ministrado presencialmente. E, atualmente, três turmas estão em andamento, de manhã e à noite, e a terceira com matrículas abertas e início previsto para abril de 2023. O curso tem duração de um ano. Também são ministrados cursos livres, com duração de 15 dias, nas área de Condutor de Turismo de Aventura, Agente de Viagem, Hotelaria e Eventos. Todos os cursos oferecem certificação.