Em novembro de 2022 o Hospital Estadual Mário Covas completou 21 anos de sua instalação em Santo André. Durante as “comemorações” novos investimentos foram realizados para a renovação e atualização dos equipamentos. Em entrevista ao RDtv nesta terça-feira (10/01), o infectologista e diretor geral da instituição, Adilson Cavalcante, explicou que as ações realizadas no ano passado visaram o conceito da “Saúde 4.0”.
O conceito visa uma atualização com o que há de mais moderno em termos de tecnologia voltados à Saúde para realizar os atendimentos da melhor forma possível. “Falando no conceito de Saúde 4.0, um dos grandes desafios que nós temos, além da qualidade humana que nós precisamos muito ter na nossa instituição, é ter renovado e atualizado todo o nosso parque tecnológico”.
Entre as renovações realizadas no ano passado estão um novo equipamento de ressonância magnética, outro de densitometria óssea, novas camas elétricas e camas adaptadas para pacientes que estão com problemas de obesidade mórbida. O Hospital Estadual Mário Covas é referência na gastroplastia redutora, conhecida popularmente como cirurgia bariátrica.
Outro ponto foram os novos investimentos para o setor oncológico, com o acréscimo do tratamento de Radioterapia para os pacientes com câncer. Tal fato possibilitou que qualquer paciente com tumor faça o seu 100% de seu tratamento dentro do equipamento estadual.
Outra área que recebeu investimentos foi a de reabilitação, com a renovação de todo o parque tecnológico que é usado pela equipe multidisciplinar para atendimento de pessoas vítimas de acidentes, com sequelas motoras em decorrência de doenças ou pessoas que tenham algum tipo de problema de locomoção.
“Nós temos em média 2,3 mil atendimentos por mês no serviço de reabilitação do Hospital Mário Covas e sabemos que essa demanda não para. Então na media que nós temos novos equipamentos os pacientes se recuperam mais rápido, se reabilitam mais rápido e conseguimos dar vaga para outros pacientes que precisam desse tipo de serviço de reabilitação”, explicou Cavalcante.
Agora os próximos objetivos junto ao Governo do Estado é a busca pelos avanços na telemedicina e teleconsulta, além da ação de atualização dos demais equipamentos.