
A engenheira civil Mara Regina Samensatto Ramos assumiu na última quarta-feira(10), o cargo de Superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), autarquia vinculada à Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Logística, em substituição a Francisco Eduardo Loducca, que ocupou o cargo desde fevereiro de 2020.
Mara Ramos é tecnóloga em obras hidráulicas, engenheira civil e sanitarista, com especialização em gestão ambiental, mestrado em gestão de recursos hídricos e MBA em saneamento ambiental.
Com 30 anos de experiência na SABESP, atuou em projetos multidisciplinares de saneamento, recursos hídricos, sustentabilidade e planejamento.
Foi gerente do Departamento de Recursos Hídricos Metropolitanos da SABESP, responsável pela operação de barragens, estruturas hidráulicas, estações de bombeamento de transferências de água entre represas e pelo monitoramento quali-quantitativo da água bruta do Sistema Integrado Metropolitano de São Paulo, quando implantou o Centro de Controle dos Mananciais (2019) e foi responsável pelos projetos e publicações “Muito Além da Água” (2017) sobre conservação e preservação de mananciais, “O Mundo Invisível dos Mananciais” (2018) sobre qualidade de água bruta e “Estratégias Resilientes” (2020), um plano de adaptação às variações climáticas na gestão dos recursos hídricos para o abastecimento da RMSP.
Participou da criação do grupo JPS-Jovens Profissionais do Saneamento da ABES-SP (2011). Atuou como conselheira no Conselho Deliberativo da SABESPREV (2013-2017). É representante junto ao Conselho da ABES (2021-2023).
Representa a SABESP e a ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária) em colegiados e câmaras técnicas de recursos hídricos como a Câmara Técnica de Usos Múltiplos do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (2019-2023), Câmara Técnica de Segurança de Barragens do Conselho Nacional Recursos Hídricos (2020-2022) e é Membro do Comitê Gestor do Grupo Especialista em Segurança Hídrica da IWA – International Water Association (2020-2024).