
Moradores da rua Rio Verde, 228, no Jardim Riviera, em Santo André, relatam a falta de poda de árvores. Um dos moradores, que prefere não ser identificado, diz que fios elétricos chegaram a se misturar nas árvores em razão da altura dos galhos. O mesmo reclamante diz, ainda, já ter contatado a Prefeitura para relatar o problema, mas nada foi resolvido.
A Enel – concessionária de energia elétrica – realizou poda preventiva no local em maio do ano passado, porém os moradores ficaram insatisfeitos com o resultado, principalmente porque alguns galhos continuaram grandes e encostando nos fios elétricos. “Só queremos que a poda seja feita da forma correta, até porque se nós mesmos fizermos, corremos o risco de multa e acidentes”, alega o morador.
Em nota, a Prefeitura de Santo André informa que neste tipo de situação, o serviço é executado exclusivamente pela Enel. Assim que recebeu a reclamação do morador via Colab, em junho de 2021, a administração enviou ofício solicitando à Enel que efetuasse a poda. “Tendo em vista que o problema ainda não foi resolvido, será enviado novo pedido para a concessionária de energia elétrica”, justifica a Prefeitura.
Em média são executadas 800 podas na cidade, com prazo médio de atendimento de 180 dias.
A população pode solicitar poda ou avaliação de árvores com risco de queda no site da Prefeitura: www.santoandre.sp.gov.br. A administração também disponibiliza o Fone Fácil (0800 0191944) e o aplicativo Colab. Também é possível fazer a solicitação presencialmente na Praça de Atendimento (localizada no prédio da Prefeitura, na Praça IV Centenário, 01, Centro), de segunda a sexta, das 7h às 18h45. É necessário realizar agendamento no site da Prefeitura.
Em nota, a Enel informa atua de forma preventiva na realização de podas nas árvores em sua área de concessão com 24 municípios quando galhos estão em contato com a rede aérea elétrica. A companhia só atua por orientação e com autorização formal da prefeitura. A distribuidora mantém um plano preventivo de podas e realiza todos os anos este trabalho para evitar novas ocorrências envolvendo árvores. Só em 2022 a empresa realizou 350 mil podas em toda a área de concessão. Na região de Santo André são realizadas aproximadamente 100 podas por mês.
Qualquer pedido de manejo arbóreo pelo cidadão deve ser feito às prefeituras municipais. A Enel não recebe pedidos de podas solicitados diretamente pelos clientes. Somente as prefeituras têm competência para avaliar e autorizar intervenções na vegetação. Sobre o caso específico da rua Rio Verde, no Jardim Riviera, a Enel Distribuição São Paulo informa que realizou serviço de poda no local, por solicitação da prefeitura, e no momento a única rede em contato com a arvore é de telefonia, não de energia elétrica.