
São Caetano vacinou apenas 80 bebês contra a covid-19 do total estimado de um público-alvo de 4.500 crianças entre seis meses e dois anos. A não vacinação está diretamente atrelada à falta do envio de doses do imunizante à cidade por meio do Ministério da Saúde. “Recebemos uma pequena quantidade, veio muito pouco, o Governo Federal não tem enviado”, diz Regina Maura Zetone, secretária de Saúde.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que a grade de vacina Pfizer Baby foi entregue dia 11 de novembro e um segundo lote, no dia 6 de dezembro, este utilizado para a aplicação de segunda e terceira doses.
O esquema vacinal primário da Pfizer Baby é composto por três doses. “Hoje temos parte do grupo vacinado com primeira e segunda dose e temos reservadas as terceiras doses com início previsto para 2 de fevereiro”, informa a administração ao frisar que “não há previsão de chegada de novas doses”.
Assim que disponíveis as vacinas imediatamente serão aplicadas, dentro do público-alvo e da estrutura disponível na cidade.
Vacinação segue
São Caetano segue com a vacinação para crianças com idade a partir dos três anos, no entanto é necessário realizar o agendamento.
Vale destacar que a compra das vacinas é centralizada pelo Ministério da Saúde e depois enviadas para os estados, que por sua vez, realizam o armazenamento e distribuição para os municípios.
Em nota, o Ministério da Saúde informa que o Estado de São Paulo já recebeu na primeira remessa 206,6 mil doses da vacina Pfizer pediátrica.
Em uma rápida conta, cada cidade paulista, receberia em média, 320 doses, ao considerar os 645 municípios, no entanto, a distribuição não é igualitária e leva em consideração diversos critérios técnicos e público-alvo.
O Ministério da Saúde ainda esclarece que iniciou a distribuição de 740,2 mil doses de vacinas Coronavac, nesta segunda-feira (16/01), a todos os estados e ao Distrito Federal para a segunda dose das crianças de 3 a 4 anos. Um novo aditivo deve ser assinado nos próximos dias, garantindo a compra de 2,6 milhões de doses no total.
Ainda em janeiro, está prevista a entrega de mais doses pediátricas da Pfizer. A pasta segue em diálogo com o laboratório para antecipar a entrega. A prioridade é normalizar o fluxo de distribuição e aumentar as coberturas vacinais para garantir a proteção de toda a população.
Atende Fácil Saúde será entregue até o final do mês
O prefeito José Auricchio Júnior garantiu a entrega do Atende Fácil Saúde até o final do mês. “Estamos encerrando a licitação da compra do gerador de energia”, explica o chefe do Executivo acompanhado pela secretária de Saúde Regina Maura Zetone, em solenidade no Centro de Especialidades Odontológicas, fechado para reforma por 90 dias.