O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), surpreendeu nesta quarta-feira (18/01) ao revelar a informação que recebeu sobre a instalação do Centro de Distribuição da Bridgestone, com fábrica sediada em Santo André, em um centro logístico da cidade. Após contato da reportagem, a empresa não confirmou a notícia, apesar de afirmar que “continuamente” realiza a prospecção de locais para a companhia, inclusive no ABC.
A revelação feita por Morando ocorreu enquanto respondia sobre os fatores que levaram a cidade a ter a alcunha de “melhor cidade para se investir na região metropolitana”, após levantamento do Índice de Concorrência dos Municípios (ICM), 2022, ainda na estrutura do antigo Ministério da Economia, atualmente desmembrado em algumas pastas.
Ao relatar as ações para atrair multinacionais e investimentos no setor logístico, Morando afirmou que tinha acabo de receber a informação sobre a instalação do Centro de Distribuição da Bridgestone em um centro logístico de São Bernardo, inclusive “com contrato assinado”.

A informação pegou todos de surpresa no evento realizado no gabinete provisório da Prefeitura, na Chácara Silvestre. A reportagem prontamente entrou em contato com a empresa e oficialmente com o Poder Executivo par ter mais detalhes.
Até o fechamento desta matéria não houve retorno do Paço são-bernardense, e assim que houver este texto será atualizado. No caso da Bridgestone, companhia que detém a marca Firestone, não houve confirmação.
“A Bridgestone realiza continuamente a prospecção de locais que possam ser úteis para a companhia e a região do ABC oferece opções estratégicas. Contudo, não há confirmação de um novo Centro de Distribuição”, disse a empresa em nota. Lembrando que a Bridgestone conta com uma planta em Santo André.
Índice de Concorrência dos Municípios
Sobre o cenário econômico da cidade, demonstrado pelo levantamento do Governo Federal, Orlando Morando celebrou o fato da pesquisa ser feita de maneira isenta, pois foi realizada e divulgada por gestões federais que não tem alinhamento político, e considera que os investimentos em tecnologia e desburocratização foram essenciais para obter tal título.
“Eu acredito que mais acertamos do que erramos nas medidas. Isso não quer dizer perfeição, mas acho que tem mais acertos do que erros. Isso tem que continuar”, resumiu o chefe do Executivo são-bernardense.