
Com foco na causa animal, as prefeituras do ABC anunciam ações, já neste início de ano, que intensificam o processo de castração gratuita de pets. Em algumas cidades, o procedimento pode ser realizado diretamente no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), mediante a agendamento, enquanto em outros municípios, a demanda é atendida com o serviço móvel e descentralizado.
Ribeirão Pires foi uma das cidades que intensificou as ações, e está com campanhas paralelas: o Castramóvel, que visita semanalmente os bairros da cidade com serviço itinerante, e com castração fixa no CCZ. As campanhas fixas acontecem de quarta e sexta-feira na base da Equipe Ambiental, com munícipes que se inscrevem para a ação, enquanto o Castramóvel segue programação feita pela Prefeitura. Somente este ano foram castrados mais de 150 animais. Para se inscrever, basta ligar no telefone (11) 4824-4197, que atende munícipes de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h.
Em Santo André, a Prefeitura mantém o serviço de castração presencial na Gerência de Controle de Zoonoses (rua Igarapava 239, Valparaiso), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 16h30. Não há fila de espera para realizar o procedimento, mas é preciso esperar o tempo necessário para organização do agendamento das clínicas credenciadas pela Prefeitura. O cadastro é realizado, encaminhado às clínicas que separam por espécie (cão ou gato), macho e fêmeas, porte e demais características para elaborar a agenda e chamar os munícipes. Em 2022, a Prefeitura realizou 5.871 procedimentos de castração.
São ofertadas, em média, 400 cirurgias de castração de animais por mês, no Centro cirúrgico do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e no Castramóvel – serviço itinerante em áreas de vulnerabilidade – em São Bernardo. O CCZ oferece gratuitamente esterilização de cães e gatos a munícipes quando identificado risco à saúde pública, bem como para protetoras cadastradas, após recebimento da demanda e análise técnica. Os interessados em aderir ao programa de castração devem realizar cadastro de seus animais por e-mail: controle.populacional@
Em São Caetano foram realizados 90 agendamentos, até o momento, e realizadas 55 castrações. As ações contemplam: animais resgatados, errantes para o controle populacional, comunitários, de protetoras independentes, adotados em feiras de adoção e de famílias cadastradas em programas sociais do município. O pré-cadastrado deve ser feito através do e-mail: bemestaranimal@saocaetanodosul.sp.gov.br com: nome, endereço, telefone, dados do animal, cão ou gato, idade, peso aproximado, sexo, raça e observações (vacinação; tratamento recente, outras informações). As castrações são realizadas na unidade do Programa de Bem-Estar Animal, localizada no Parque Caterina Scarparo D’Agostini.
A campanha em Rio Grande da Serra é direcionada a pessoas de baixa renda, cuidadores e protetores de animais, mas ainda não foi iniciada. Em 2022, o cadastro era feito pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Os interessados tinham que comprovar o comprovante de endereço e a hipossuficiência financeira. Já em Mauá, o agendamento precisa ser feito presencialmente no Centro de Proteção Animal (rua Almirante Tamandaré, 191, Vila Bocaina), onde também é realizado o procedimento. O responsável precisa apresentar os documentos (RG e comprovante de residência, cópias e originais) e aguardar a convocação para levar seu pet. Sazonalmente são realizados procedimentos com o Castramóvel. Em 2022, o município realizou 1.131 castrações. Em janeiro deste já foram feitas 120 cirurgias.
Importância da castração
A castração é a melhor forma de realizar o controle populacional de cães e gatos. O procedimento evita as ninhadas indesejadas e o consequente abandono animal. Além disso, o procedimento evita a proliferação de doenças sexualmente transmissíveis entre os animais, como a TVT – Tumor Venéril Transmissível – que infelizmente é comum em animais abandonados.