
Moradores e comerciantes de São Bernardo estão cansados da situação de lixeiras transbordando, lixo nas calçadas e falta de varrição na Avenida Doutor Rudge Ramos, nº 1.488 a 1.596. Segundo comerciantes, a sujeira é proveniente de quem frequenta as casas noturnas da região, e a situação ocorre principalmente aos finais de semana, entre sexta-feira e domingo.
Em entrevista ao RD, uma comerciante que atua na região e que prefere não se identificar, relata que a fiscalização na região é ineficiente e quase não existe. “A sujeira na rua é um absurdo. Ocorre pela manhã e quem limpa é a gente quando jogamos água, da nossa empresa, na calçada”, conta. Segundo ela, o cheiro é horrível e além do lixo, a via fica repleta de copos plásticos, restos de comida e outros itens. “Resto de lanche, vômitos, garrafa de bebida, é o que a gente mais vê”, detalha.
A reclamante diz, ainda, já ter cobrado dos donos das baladas uma solução para o problema. “O pessoal que frequenta aqui é bem porco, eles ficam a noite toda na rua. Já reclamamos algumas vezes com os proprietários das baladas, começaram a limpar, mas não adianta, a sujeira volta”, desabafa.
André Luiz Oliveira Rodrigues, 43, gerente de RH, comenta sempre encontrar sujeira quando chega ao trabalho e que isso já causou alguns transtornos. “Já tivemos dificuldade na empresa até para estacionar o carro por causa da sujeira”, conta. O gerente comenta que quando os funcionários vão estacionar o carro, sempre tem lixo na frente. “É complicado passar com o carro por cima, porque pode danificar o veículo, então sempre olhamos primeiro”, relata.
Oliveira ainda diz que falta responsabilidade de quem frequenta as casas noturnas, e que não existe nenhuma solução para o lixo. “O problema com o lixo ocorre desde quando a pandemia deu uma amenizada e o pessoal voltou a se reorganizar nas baladas, e aí voltou a acontecer isso. É uma questão de educação, precisam entender que o lugar de lixo é no lixo, não onde eles querem”, finaliza.
Em nota, a Prefeitura de São Bernardo informa que o Departamento de Limpeza Urbana realiza a limpeza regularmente no local, promovendo a varrição de guias e sarjetas de segunda-feira a sábado e a coleta de lixo comum diariamente. Além disso, a coleta seletiva ocorre às segundas e quintas-feiras. Os moradores e comerciantes podem realizar denúncias nos postos do Atende Bem ou pelo serviço de atendimento pelos telefones 2630-7350 ou 0800-7708-156, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Confira vídeo: