
Desde que as cidades do ABC começaram a aplicar a 5ª dose da vacina contra a covid-19, 3.810 pessoas procuraram os postos de saúde para receber a aplicação. Atualmente, o público-alvo da campanha são pessoas imunossuprimidas, e ainda não há previsão para expansão do grupo a ser imunizado com este reforço.
Para se vacinar, é necessário ter o intervalo de quatro meses entre a quarte e quinta dose do imunizante e apresentar comprovante de risco da imunossupressão, laudo, exame ou receita em uma das UBSs (Unidade Básica de Saúde), RG e a carteirinha de vacinação com os registros de doses anteriores.
Vacinação
Em Mauá, 894 pessoas já tomaram a vacina contra a covid-19. A imunização ocorre nas 23 UBSs da cidade, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. As unidades Flórida, Magini e Zaíra 2 operam em horário estendido, das 9h às 20h.
Em Santo André, foram aplicadas 2.238 vacinas da 5ª dose. O público-alvo são pessoas imunossuprimidos graves acima de 12 anos com intervalo de 4 meses da 4° dose. O funcionamento das UBS é de segunda a sexta, das 8h às 16h.
Já Ribeirão Pires imunizou 52 pessoas com a 5ª dose da vacina. O imunizante está disponível em todas as UBS da cidade. Em Diadema, a vacina está disponível nas 20 Unidades Básicas de Saúde, e os endereços estão disponíveis no site. O município aplicou, até o momento, 626 doses do imunizante.
Em todas as cidades, a orientação para quem não conseguiu receber a aplicação ou está com a dose atrasada é procurar a unidade de saúde mais próxima da residência.
São Caetano não informou quantas pessoas receberam a aplicação da 5ª dose. A aplicação pode ser agendada no site: portais.saocaetanodosul.sp.gov.br/sesaud-agendamentos. A vacinação é feita na USCA (Unidade de Saúde da Criança e do Adolescente), de segunda a sábado.