
A Secretaria da Educação do Estado informou, em nota, que não tem ainda previsão sobre quando o serviço de limpeza nas escolas de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra irá se normalizar. Enquanto algumas escolas optaram por fechar e outras fazem rodízio com as mães de alunos e outros voluntários para manter as mínimas condições de higiene. O Estado ainda não tem uma definição sobre o assunto. O prazo dado pelo governo ao SiemacoABC (Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação do ABC) para a contratação emergencial de pessoal termina nesta terça-feira (14/02).
O impasse que levou à suspensão dos serviços de limpeza nas escolas começou com o atraso de pagamento dos trabalhadores por parte da Dinamic Service. O SiemacoABC realizou um ato em frente à diretoria de ensino de Mauá há três semanas, quando o Estado assinalou a apuração e a solução do problema. Os trabalhadores estão há dois meses sem pagamentos e cruzaram os braços. O Estado então rescindiu o contrato com a empresa.
A assessoria de imprensa do SiemacoABC informou que o sindicato já entrou com ações coletivas contra a empresa cobrando os salários em atraso. A entidade sindical informa que a mesma empresa atua em outras partes do Estado sempre com contratos menores. Um levantamento sobre o histórico da empresa está sendo preparado, pois o sindicato descobriu que outra empresa, que prestava o mesmo serviço e que também apresentou problemas, funcionava no mesmo endereço da Dinamic e, mesmo com essa situação a empresa venceu licitações. Situação idêntica acontece com os trabalhadores da empresa que atuam na região de Guarulhos. Somente no ABC são cerca de 200 trabalhadores que perderam seus empregos e têm salários atrasados para receber.
Em nota, a Secretaria de Educação não informou quando o serviço será normalizado, nem quantos alunos estão prejudicados com a falta de aulas. “A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) informa que segue empenhada na resolução da contratação emergencial, já que o contrato com a empresa que estava em execução foi rescindido por descumprimento contratual. Essa contratação será finalizada nos próximos dias. A Pasta auxiliará as equipes gestoras para a elaboração de planos de reposição das aulas sempre que for necessário, além de disponibilizar conteúdos pelo Centro de Mídias (CMSP) para acesso online”.