
Nesta segunda-feira (13/02), o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC, Aroaldo da Silva, se reuniu com o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Aloizio Mercadante. A pauta principal foi discutir sobre o BNDES voltar a funcionar no ABC.
A estrutura do banco que funcionava na agência, nos períodos de 2003 a 2021, e ainda tinha instalações no local, tem como objetivo estimular investimentos produtivos aos empresários na região, com orientações em relação às linhas de crédito do banco e auxílio no encaminhamento de projetos para obtenção dos financiamentos.
Segundo Aroaldo, além de debater sobre mobilidade e a eletrificação dos veículos, Mercadante sinalizou o retorno do Banco à entidade regional. “O presidente do BNDES se mostrou favorável ao retorno do convênio junto à Agência, iniciativa que sem dúvidas levará estímulos para a economia do Grande ABC”, afirmou o presidente.
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges, esteve presente na reunião e levou demandas do movimento sindical para Mercadante, entre elas a proposta do Vale-Transporte Social, que busca o fornecimento de passagens gratuitas para trabalhadores desempregados. “Apresentamos a proposta pois entendemos que os trabalhadores precisam ter acesso ao transporte público para buscar a recolocação no mercado de trabalho”, comentou Moisés.
Também participaram da reunião a diretora de Economia Verde, Luciana Costa, o diretor de Desenvolvimento Produtivo, Comércio Exterior e Inovação, José Luis Pinho Leite Gordon e o diretor de Planejamento e Infraestrutura, Nelson Barbosa.