
O RD tem denunciado desde 2019 a situação de abandono da Escola Municipal Dr. José Martins da Silva, que fica no Jardim Sapopema, em Diadema. Em maio daquele ano, na primeira reportagem, foi feito o apontamento das péssimas condições da cobertura da quadra poliesportiva, seis meses depois, em um dia de chuva a cobertura desabou. Passados quase quatro anos, as condições da escola em nada mudaram; a quadra continua do mesmo jeito, sem cobertura e condições de uso, o mato tomou conta das áreas externas, infiltrações e problemas na fiação colocam em risco os alunos. O drama, porém, pode estar com dias contados, já que a prefeitura informou que fez a licitação para a reforma completa da escola.

Os sinais de abandono e falta de manutenção estão por toda a parte da escola. Além da quadra sem condições de uso, os pais reclamam da estrutura da caixa de água que tem vigas de concreto danificadas e com as ferragens aparentes; o mato que cerca o colégio e a vegetação que sobe pelas árvores e já encobre o telhado entupindo as calhas; mato ultrapassando os limites da escola e invadindo escadaria e passagem lateral; infestação de insetos, tais como aranhas, além da fiação que pode causar acidentes.
Edgler Laurindo dos Santos, que é conselheiro escolar e pai de aluno, diz que a escola está abandonada. “Faz três anos que estamos pedindo para podar as árvores que estão entrelaçadas nos fios da rua e nada foi feito. Estamos nessa luta há oito anos, desde que faço parte do conselho, e é um descaso total com a escola. No escadão que dá acesso à escola já teve caso de mulher que quase foi atacada ali por causa do mato alto e falta de iluminação. Pais e alunos usam muito essa passagem”, lamenta.

A Prefeitura informou que a empreiteira que vai fazer o serviço já está definida e que a obra começa em breve, mas a data exata não está definida. “A atual gestão herdou situação precária em diversas escolas da rede municipal. Já em 2021, deu início ao programa Escola Bem Cuidada, que envolve a transferência de recursos municipais para as diretoras das unidades executarem melhorias estruturais nas escolas. Em dois anos, mais de R$ 20 milhões foram repassados e aplicados em obras que envolveram reforma de telhado, troca de parte elétrica, pintura, entre outros. No caso da Emeb José Martins, foi constatada a necessidade de uma reforma mais ampla. No fim do ano passado, a Prefeitura de Diadema lançou a concorrência pública 06/2022, de melhorias estruturais na Emeb José Martins. O processo licitatório se findou no começo deste mês. No dia 4 de fevereiro, foram publicadas no Diário Oficial a homologação e a adjudicação do contrato com a Esteto Engenharia, que ficará responsável pela obra. Importante ressaltar que laudos técnicos e de arquitetos atestaram que não há riscos para os estudantes e que salas foram reservadas para acomodá-los durante as obras”, disse a prefeitura, em nota enviada ao RD.