
As obras da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), do Jardim Silvina, em São Bernardo começaram a avançar, e a previsão da Prefeitura é de que até dezembro deste ano, os moradores dos bairros Selecta, Montanhão, Cafezal e Ferrazópolis consigam utilizar o serviço de saúde.
A UPA vai funcionar 24 horas, e terá 15 leitos para o atendimento exclusivo de urgências e emergências. A expectativa é que o equipamento de saúde realize 8 mil atendimentos ao mês.
O investimento é de aproximadamente R$ 7 milhões, e a unidade terá 65 funcionários por plantão, incluindo equipe formada por cinco médicos no período diurno, sendo três clínicos e dois pediatras, e outros quatro no período noturno.
Além dos novos leitos (adultos e infantis), a nova unidade terá consultórios de atendimento, salas vermelha e amarela – que se assemelham a uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – sala de raio-x, de observação adulto e infantil, entre outros. O projeto é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O equipamento será construído em terreno de 2,3 mil metros quadrados, totalmente plano para melhor acessibilidade, ao lado do Tiro de Guerra de São Bernardo, na Avenida Conde de São Lourenço.