
A Faculdade Anhanguera adotou projetos de extensão universitária nas diferentes graduações oferecidas pela instituição, a partir deste semestre. A iniciativa está alinhada com as diretrizes da resolução CNE/CES Nº 7, de 2018, que determina que 10% da grade curricular esteja dedicada à extensão, para alunos do primeiro semestre e os que estão prestes a concluir o curso. Ao todo, 80 mil estudantes da Anhanguera estão alocados nas disciplinas com atuação comunitária.
Jorge Ayoub, diretor da Anhanguera, diz que essa é uma oportunidade de articulação de todo o conhecimento científico com as necessidades da população”, afirma o professor . “Com as atividades, a faculdade estará inserida de forma integral e ativa com as demandas da comunidade dos arredores e irá contribuir para a aceleração e transformação social”, completa.
Com o suporte da instituição, os graduandos terão autonomia para desenvolver palestras, oficinas, eventos, ações sociais e ambientais em prol das necessidades reais da sociedade. A estratégia pedagógica dos projetos tem caráter multidisciplinar e pode ser explorada em quatro frentes de programas.
A primeira divisão acontece pelo Programa de Atendimento à Comunidade, com atuação local por meio de atividades que promovam a melhoria de condições sociais. O Programa de Ação e Difusão Cultural é voltado para o apoio à memória cultural, ao incentivo de produção artística, além da organização de eventos que valorizem e enalteçam as riquezas da identidade regional.
O Programa de Inovação e Empreendedorismo tem o objetivo de aproximar o corpo acadêmico de empresas, indústrias, instituições sociais e governos (municipal e estadual) com a criação de parcerias para o desenvolvimento dessas entidades. Com o Programa de Sustentabilidade, os estudantes poderão propor projetos de conscientização ambiental, preservação da biodiversidade, ecoeficiência a otimização do uso de recursos naturais.
Uma das principais metas da Anhanguera com a extensão universitária é o de proporcionar autonomia e protagonismo ao corpo discente, que terá a oportunidade de planejar e conceber ideias importantes para o impacto social. Além dos aspectos pedagógicos da iniciativa, os alunos colocarão em prática ações relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), o que permite a formação profissional balizada nos pilares social, econômico, ambiental e cultural.