
O feirão de emprego São Bernardo Delas, promovido nesta quarta-feira (8/3) no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, registrou 5.030 atendimentos a mulheres. Do total, o evento contou com a participação de 2.621 pessoas na busca por vaga no mercado de trabalho, 68 delas PCDs (pessoas com deficiência). A ação da Prefeitura foi realizada em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, e contemplou 1,2 mil postos de trabalho, oferecidos por 34 empresas.
Essa é a segunda edição do feirão voltada ao público feminino, efetivada em parceria com empresas. Os postos ofertados foram direcionados exclusivamente às mulheres, em diversas áreas da indústria, comércio e serviços, e níveis de escolaridade, inclusive jovem aprendiz e estágio.
Entre as empresas presentes com estande estavam a Colgate/Palmolive, Coca-Cola Femsa, Construtora Patriani, Coop, Sonda Supermercados, Wheaton do Brasil, Elevadores Otis, Sal & Brasa, CIEE e Allianz Partners.
Desempregada há dois anos e moradora do Riacho Grande, Carina Rodrigues, de 24 anos, ganhou confiança para voltar ao mercado. “Tenho experiência como auxiliar administrativa, lanchonete, recepção e balconista. Saio daqui com boa expectativa”, diz. Rosilene Maria de Souza, de 46 anos e moradora do Las Palmas, considerou o feirão oportunidade. “São muitas oportunidades na minha área, de auxiliar de produção. Espero conquistar uma vaga”, afirma.
Formada recentemente em nutrição, Julia Costa Campos, de 22 anos, foi em busca de vaga na área de controle de qualidade. “Havia diversos campos possíveis na minha área de atuação. Estou buscando vaga com carteira assinada. Fiquei esperançosa”, conta.
Empresas
Com sede em São Bernardo, na altura do km 14 da Via Anchieta, a Colgate-Palmolive disponibilizou vagas para auxiliar de produção, eletricista e mecânica. “A empresa trabalha na inserção de mulheres na linha de produção. Não é uma tarefa fácil, mas neste feirão apareceram muitas possibilidades de encaminhamento e futura efetivação”, comentou a analista de Recursos Humanos da Colgate, Ágata Aleixo. Recrutadoras fizeram uma pré-seleção já no local.
Sob o mote de diversificar o perfil de trabalho, na qual o aumento de mulheres é uma busca da empresa para os cargos de promotoras de vendas e auxiliares operacionais, a Coca-Cola fez sua estreia nos feirões de São Bernardo.
Serviços
O feirão contou com carreta da mamografia, serviço de saúde bucal, auriculoterapia e testagem rápida de HIV e sífilis, vacinação, tenda do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram), atividades esportivas, ação cultural “Espalhando a Leitura”, com doação de livros com a temática feminina, espaço recreativo para crianças, oficina de segurança no trânsito e assistência jurídica prestada pela Faculdade de Direito de São Bernardo.
No geral, foram aplicadas 150 vacinas, 270 atendimentos de saúde bucal, 75 de mamografia, 224 de auriculoterapia, 66 de apoio jurídico, 100 testes de saúde, 26 no espaço kids e 1.500 atendimentos na área de cultura.