
Renato Ribeiro, morador de Santo André, ficou decepcionado ao comprar um aparelho para tv Box X-Plus Pro 4k, por R$ 869, na loja virtual do Carrefour. Segundo o consumidor, o aparelho é pirata, mas é vendido normalmente no site da rede de supermercados. Em entrevista ao RD, Ribeiro conta que se sentiu lesado ao efetuar a compra de um produto não original e não conseguir de imediato o dinheiro de volta.
“Eu já reclamei por três dias, falando que era produto ilegal e serviços de IPTV e queria devolver o aparelho e ser ressarcido, mas falaram que eu tinha de falar com outro departamento e que antes de receber o dinheiro eu tinha de encaminhar o equipamento pelo Correio, um absurdo”, afirma.
Orientação do Procon Santo André
Segundo o Código de Defesa do Consumidor, ao identificar que um produto não se trata do original, o cliente tem o prazo de sete dias para requerer a devolução do que pagou. Além disso, mentir ou omitir informações para induzir o consumidor à compra pode ser considerado estelionato, isso porque constitui em crime contra as relações de consumo segundo os artigos 66 e 67 do Código de Defesa do Consumidor.
Sugerimos que o consumidor registre uma reclamação no Procon, acionando o site do Carrefour e o parceiro Carlinhos Import, para o cancelamento da compra enviando um código de postagem para envio do aparelho e restituição dos valores. O consumidor pode encaminhar sua reclamação no e-mail santoandreprocon@gmail.com ou procon@santoandre.sp.gov.br
Resposta do Carrefour
Por meio de nota, o Carrefour informa que a área responsável liberou o estorno do valor do produto para o cliente e orientou o descarte do item. Além disso, irá suspender a venda do produto até a análise de legalidade.