O Hospital Santa Luzia, em Ribeirão Pires, é uma das principais obras da área de Saúde na região. Porém, ainda demanda de valores para a compra de equipamentos. Em entrevista ao RDtv nesta quinta-feira (16/03), o prefeito Guto Volpi (PL) detalhou o pedido feito ao Governo Federal para a compra do maquinário para que o novo hospital possa funcionar e atender os munícipes da chamada microrregião (Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra).
“A obra está andando muito bem com o incentivo do Estado. Agradeço ao governador Tarcísio (Gomes de Freitas, PL) que não parou em nenhum momento com os recursos para o hospital. E lá conquistar, em parceria com a União, todo o equipamento do hospital. É um hospital grande, um pouco menor que o (Hospital de Clínicas Dr. Radamés) Nardini (em Mauá). Nós chegamos a quase 90 eleitos, sendo 12 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), então ele é muito importante”, explicou.
A Prefeitura de Ribeirão Pires corre contra o tempo, pois a obra segue seu cronograma normalmente. A expectativa é que na próxima semana o Governo Federal possa apresentar uma cartilha que visa ensinar aos municípios como será realizado o processo de informações sobre a Saúde em cada cidade e assim iniciar o processo de pedido de valores.

Segundo Guto, atualmente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade atende 700 pessoas por dia, inclusive dos municípios vizinhos, portanto o novo hospital ajudaria neste tipo de atendimento, inclusive contanto com clínica médica, berçário, centro cirúrgico/obstétrico e atendimento ginecológico, entre outras ações.
Ainda sobre o Hospital Santa Luzia, Guto Volpi não descartou a possibilidade de transformá-lo em um Hospital Universitário. Universidades foram procuradas sobre o tema, que era uma das ideias do ex-prefeito Clovis Volpi, principalmente levando em conta a relação do prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), com a direção da Uninove. Como Auricchio é um dos principais aliados do clã Volpi, a ideia é aproveitar está aproximação para conseguir a parceria.
Outro debate que ocorreu em Brasília sobre a área da Saúde foi sobre o custeio do atendimento. Uma das principais reclamações dos municípios que mais atendem pacientes de cidades vizinhas é o pagamento abaixo do esperado, principalmente para a internação. Existe uma reivindicação para se elevar os valores. Tal fato esteve na pauta do encontro da Frente Nacional de Prefeitos.
Enquanto isso, o prefeito aguarda as finalizações das obras das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Parque Aliança e do Jardim Luso. As duas intervenções são parte dos “presentes” pelo aniversário da cidade que completa 69 anos de emancipação no dia 19 de março.