
Os sete municípios do ABC registraram um furto ou roubo de veículo a cada 34 minutos no mês de fevereiro, conforme dados disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, nesta segunda-feira (27/3). Somadas as duas categorias de crimes, a região teve 1.168 automóveis e motos levados por bandidos. Entre as cidades, Santo André é mais violenta para os motoristas, enquanto Diadema foi a que mais piorou nos índices em comparação ao mesmo período do ano passado.
Dados estatísticos de furto e roubo de veículos apontam Santo André com 428 ocorrências oficializadas no mês passado. Em seguida, vem São Bernardo, com 313 casos, acompanhado de Mauá (179), Diadema (177), São Caetano (42), Ribeirão Pires (22) e Rio Grande da Serra (sete boletins de ocorrência). Mesmo assim, a região teve uma queda na soma de incidentes, visto que em fevereiro do ano passado, foram 1.269 registros, um decréscimo de 8%.
Diadema foi uma das duas cidades que teve aumento de furto e roubo de carros e motos neste ano, visto que em fevereiro de 2022, 151 casos foram registrados, um salto de 17,22% nos boletins de ocorrência. Já Rio Grande da Serra pulou de três para sete incidentes. Naquele período, Santo André teve 485 situações de veículos furtados ou roubados, seguido de São Bernardo (327), Mauá (191) e Ribeirão Pires (36).
Santo André lidera os furtos
Quanto aos furtos de carros – situações em que não há presença e nem ameaça à vítima durante o crime – no mês passado, a região registrou 712 situações dessa natureza, um decréscimo de 12,5% em comparação a fevereiro de 2022, quando houve 814 boletins de ocorrência. Em ambos os períodos, Santo André liderou os levantamentos, sempre acompanhado na ordem decrescente por São Bernardo, Mauá, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
Em relação a roubos, neste caso quando o condutor estava presente mediante uma grave ameaça, as sete cidades somaram 456 ocorrências no mês passado, praticamente o mesmo indicador de fevereiro de 2022, com 455 registros de subtração do bem. Curiosamente, no quesito roubos, São Bernardo toma a dianteira (no segundo mês deste ano, foram 147 carros e motos levados por criminosos), seguido de Santo André (137), Diadema (113), Mauá (42), São Caetano (nove), Ribeirão Pires (sete) e Rio Grande da Serra (um caso).
Número de veículos recuperados cai em 21%
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o ABC teve 244 veículos recuperados após roubo e furtos em fevereiro, porém, no mesmo período do ano passado, foram 311 ocorrências resolvidas, uma queda de 21,5% de casos bem-sucedidos. Santo André, por exemplo, caiu de 171 para 100 carros e motos entregues aos seus donos, enquanto São Bernardo despencou de 52 para 21, seguido de Mauá (47 para 18), São Caetano (quatro para dois), Ribeirão Pires (10 para oito), Rio Grande da Serra (um para zero).
Se Diadema teve aumento de índices de roubo e furtos de automóveis em fevereiro, a cidade teve um ponto positivo, ao ser a única da região a ter mais casos de recuperação pelas autoridades policiais, passando de 26 casos em fevereiro de 2022 para 95 no mês passado, aumento de efetividade em 265%.