
Moradores da avenida Guilherme Polydoro, 57, no Jardim Zaíra 4, em Mauá, sofrem com a falta de limpeza no bairro. Segundo reclamantes, quando chove, uma grande camada de entulho é acumulada no fim da rua e atrapalha a passagem de pedestres e veículos. Eles alegam já ter acionado a Prefeitura pare resolver a questão, mas o problema nunca é solucionado.
Marcia Alves, 41, moradora do bairro, explica que o entulho causa sérios transtornos no bairro e chega até a atrapalhar seu trabalho. “O lixo acumulado fica bem em frente da minha loja. As pessoas precisam dar a volta para não pisar nisso. Como ninguém resolve o problema, eu e meu pai toda vez precisamos limpar, porque é muito lixo na rua e nem os coletores pegam. É um cheiro e um acúmulo horrível, chega a ser nojento”, desabafa.
A reclamante diz que a solução do problema seria colocar uma caçamba na rua. “Já pedi para diversas pessoas e vereadores colocarem uma caçamba ali, porque diminuiria a sujeita, porém nunca foi providenciado“, diz a moradora ao lembrar, ainda, das vezes que acionou a Prefeitura. “Já fizeram manutenção no asfalto, mas ficou um relevo enorme no lugar, então os materiais se espalham, desde barro até pedaços de madeira”, comenta.
Ednilson Bernadino da Silvia, 47, construtor civil e morador do bairro, lembra que o problema é antigo e atrapalha a vida dos moradores. “O lixo não é colocado em um local adequado, então fica parado na rua. Além disso, não consigo entrar e sair da garagem, em razão desse transtorno. Muitas pessoas colocam o lixo na rua e quando chove piora, porque espalha”, comenta.
O construtor conta que já teve diversos prejuízos por causa do entulho na rua. “A administração municipal tem deixado a desejar e não acompanha o problema, eles fingem que arrumam, jogam a terra em cima e depois a terra volta para a rua. Já ocorreu até acidentes, quando as pessoas tentam passar na avenida, o carro não freia ou fura os pneus”, ressalta.
Em nota, a Prefeitura de Mauá diz que a Defesa Civil realiza monitoramento constante da região, por estar localizada em área de risco. A Secretaria de Serviços Urbanos realiza a limpeza do local, sempre após a ocorrência de chuvas. Projetos estão sendo elaborados para a contenção das encostas localizadas nas proximidades.
Veja o vídeo do entulho na região: