ABC - segunda-feira , 28 de abril de 2025

No mês do Ramadã entenda o significado para os muçulmanos

Ramadã é o nome atribuído ao nono mês do calendário islâmico que começou dia 22 e segue até 21 de abril. Em árabe a palavra significa calor intenso. De acordo com a religião islâmica, este foi o mês em que Deus revelou o Alcorão, a escritura sagrada dos muçulmanos. Durante este período é realizado o jejum, a abstenção de comida, bebida e relações íntimas com o cônjuge durante todo o mês, do nascer ao por do sol.

Foto: reprodução RDtv

Líder religioso de São Bernardo, Sheikh Yuri Youssef Ansare explica, no RDtv, que o jejum envolve ainda uma devoção de espírito e mente. “Controlar seus desejos, olhares, palavras e locais que frequenta”, diz. Tudo isso para alcançar uma conexão mais profunda com Deus. Também estão previstas outras práticas, como a leitura completa do Alcorão, a prática da caridade e a oração em congregação.

Newsletter RD

Ansare explica que existem cinco práticas para aqueles que acreditam do Islã. O testemunho de fé, a prática da oração, do jejum, da caridade e a peregrinação à Meca. Todas são incentivadas desde pequenos, e tornam-se obrigatórias assim que esses jovens entram na puberdade. “O jejum não é cobrado das crianças, mas é estimulado desde que são pequenos”, afirma. Para as meninas, a entrada na adolescência vem acompanhada também do uso do véu.

Mulher no islamismo
De acordo com o líder religioso, existe um ditado árabe que diz “se você quer saber o futuro de um povo olhe para as mulheres dele”. Na cultura muçulmana, as mulheres são vistas como a base da sociedade e, por este motivo, diversas medidas de cuidado e proteção são tomadas neste sentido.

O uso do véu, por exemplo, é sinônimo de fé e, assim como as vestimentas, tem o papel de garantir que esta mulher seja reconhecida primeiramente por quem ela realmente é, e não por suas características físicas, explica. Sheikh relata que, em países islâmicos, as mulheres conquistaram direitos que não são resguardados em outras partes do mundo, a exemplo dos vagões exclusivos para mulheres em metrôs e filas separadas para homens e mulheres em locais públicos.

Contato com o islamismo
Uma das maiores comunidades muçulmanas do Brasil está localizada em São Bernardo, onde existem cerca de 600 famílias da comunidade. Locais como a mesquita, na região central da cidade, são abertos ao público em geral 24 horas, durante os sete dias da semana. O município ainda abriga o Centro de Divulgação do Islã para a América Latina, a Escola de Memorização do Alcorão Sagrado, a Assembléia Mundial da Juventude Islâmica e a Escola Islâmica de São Bernardo, que recebe grande demanda de não muçulmanos devido aos valores passados aos alunos.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes