
O TCESP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) realizou nesta quinta-feira (30/03) uma fiscalização surpresa em 454 unidades de saúde de 238 municípios do Estado. As sete cidades do ABC estavam entre as fiscalizadas. No relatório preliminar foram apontados problemas em três UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de São Bernardo, todas por rachaduras e infiltrações em tetos e paredes gerando mofo. A prefeitura disse que já tem previsão para solucionar os problemas.
Vinte e nove unidades de saúde foram visitadas pelos fiscais do TCESP na região. O número maior de UBSs vistoriadas foi notado justamente em São Bernardo; 10 ao todo. Foram fiscalizadas as unidades do bairro Alves Dias, Baeta Neves, Caminho do Mar, Ferrazópolis, Jordanópolis, Leblon, Paulicéia, Rudge Ramos, Taboão e Vila Dayse. Os problemas de infiltrações foram verificados nas unidades do Rudge, e Vila Dayse. Na UBS Caminho do Mar os fiscais da corte de contas anotaram que a sala de inalação não se encontrava em boas condições.
Em nota, a prefeitura de São Bernardo informou que tem ciência dos problemas e já há reformas previstas ou em andamento. “A Prefeitura de São Bernardo informa, por meio da Secretaria de Saúde, que mantém, desde 2017, programa de revitalização das unidades de saúde. A UBS Rudge Ramos está em obras no momento, recebendo reforma completa. Os trabalhos de melhorias estruturais e serviços de manutenção nas UBSs Vila Dayse e Caminho do Mar estão programados para ter início nos próximos dias. As intervenções são realizadas sem qualquer prejuízo aos atendimentos”.
Em Santo André foram seis unidades de saúde fiscalizadas (Moisés Fucs, Espírito Santo, Jardim Cipreste, Paranapiacaba, Parque Andreense e Vila Guiomar). Em Diadema foram cinco fiscalizações nas unidades do Parque Reid, Centro, Piraporinha, Serraria e Nova Conquista. Os fiscais do TCE estiveram ainda em três unidades de Mauá (Parque São Vicente, Parque das Américas e Feital). Outras três foram vistoriadas em São Caetano (Caterina Dall´Anese, Dr Ivanhoé Esposito, e Moacir Galina). A unidade de Saúde da Família Santa Luzia, em Ribeirão Pires e a do Parque América em Rio Grande da Serra também foram visitadas. Até a noite desta quinta-feira (30/03) o TCE não havia divulgado se houve apontamentos feitos para estes locais.
Estado
A operação de fiscalização surpresa envolveu 454 servidores a serviço do tribunal. Neste primeiro relatório da ação o TCESP apontou que em todo o Estado apenas 22,68% dos estabelecimentos alvos da ação possuíam AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) dentro da validade e estavam em boas condições; 16% das unidades de saúde não tinham banheiros adaptados para deficientes e foram encontrados medicamentos vencidos em 6,6% do total de unidades visitadas.