
Aprender uma nova língua sempre foi importante, mas atualmente ter a fluência em um segundo idioma possibilita a abertura de várias portas no mundo do trabalho. O inglês já está incluso na grade curricular das escolas, mas algumas cidades da região oferecem cursos gratuitos para aperfeiçoar ainda mais o aprendizado de novas línguas.
São Bernardo oferece, desde 2017, aulas de inglês e italiano aos estudantes da rede municipal dentro do Programa Educar Mais. Em tempo integral, o curso conta com diversas possibilidades de aprendizagem, uma vez que agrega as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular às atividades complementares de grupos de estudo, jogos de tabuleiro, linguagens artísticas, educação ambiental, iniciação científica, cultura do movimento e protagonismo infantil.
São Caetano fornece cursos de idiomas gratuitos por meio de duas instituições de ensino: a Escola Municipal de Idiomas Paulo Sérgio Fiorotti e o Celef (Centro de Estudos de Línguas do Ensino Fundamental – Luiz Milani).
As vagas destinam-se a moradores da cidade. Na Escola de Idiomas Paulo Sérgio Fiorotti há turmas para diversas faixas etárias (podendo ser alunos da rede municipal de ensino ou não), enquanto que o Celef abre vagas exclusivamente aos alunos que cursam o ensino fundamental (de 1º a 9º ano), na rede municipal de Educação de São Caetano.
No momento as inscrições estão encerradas. Na Escola Municipal de Idiomas e no Celef as inscrições foram abertas em dezembro de 2022, visando ao ano letivo de 2023. O Celef abriu 392 vagas e a Escola Municipal de Idiomas cerca de 4 mil vagas.
No Celef, apenas alunos que estudam no ensino fundamental da rede municipal de São Caetano (1º ao 9º). Na Paulo Sérgio Fiorotti há opções de cursos para estudantes do ensino fundamental até o superior (de instituições públicas ou privadas) e, também, para adultos em geral. O Celef oferece aulas de inglês. Na Paulo Fiorotti são oferecidos cursos de inglês, alemão, espanhol, francês, italiano e português.
No Celef os cursos são oferecidos ao longo do ensino fundamental, complementando os conteúdos dados na escola regular. Na Escola Municipal de Idiomas Paulo Sérgio Fiorotti, os cursos são oferecidos em módulos, podendo durar entre 3 e 6 anos de formação, de acordo com o curso.
Diadema
Diadema oferece cursos de espanhol e italiano no Centro de Formação Carlos Kopcak (rua Manoel da Nóbrega, 155). São 50 vagas para curso de espanhol e 160 vagas para curso de italiano, divididas em oito turmas.
Pessoas a partir de 10 anos podem se inscrever para o curso de espanhol. Pessoas de 14 a 18 anos, regularmente matriculadas em escolas de educação básica, podem se inscrever para o curso de italiano.
O curso de espanhol é semestral. O de italiano pode ser até 36 meses, depende de qual série o adolescente cursa, porque a participação está condicionada ao estudante estar regularmente matriculado em uma escola. As aulas de espanhol já estão sendo realizadas. As de italiano começam no dia 10 de abril.
Em Ribeirão Pires existe a disciplina da língua inglesa no ensino regular de 1⁰ ao 9⁰ ano na rede municipal. Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda está com planos de oferecer o curso de inglês a partir do mês de maio. A iniciativa já está sendo viabilizada e em breve divulga detalhes.
Rio Grande da Serra não oferece cursos de idiomas. Procuradas, as Prefeituras de Santo André e de Mauá não se manifestaram até o fechamento desta reportagem.
Recomendações
Para Cynthia Pichini, professora dos cursos de licenciatura da Universidade São Judas, existe uma grande direção no aprendizado de uma nova língua no que se trata de crianças, adolescentes e adultos. “A infância é um período em que o indivíduo está pronto e aberto para o aprendizado. É possível notar que muitas crianças já optam por fazer um curso de idiomas, mas existe um novo movimento de escolas bilíngues, em que estas instituições aproveitam ao máximo a infância para aplicar um novo idioma”, explica.
Quando se trata se adolescentes e adultos, alguns outros fatores são importantes. Atualmente, os adolescentes já são muito expostos à língua inglesa com jogos, filmes, seriados e músicas, então aprender inglês é ainda mais fácil. “Na vida adulta, as pessoas procuram um curso de idiomas para ampliar seu currículo e conseguir uma vaga melhor de trabalho”, afirma a professora.
Cynthia destaca que quanto maior a exposição a nova língua, mais rápido será o aprendizado. “Tente assistir filmes e séries legendados e, quando se sentir confiante, tire a legenda. Ouça músicas em outra língua e veja a tradução. Hoje, temos esta possibilidade de exposição com a internet e devemos aproveitar ao máximo”, orienta.