
A compra do sonhado microondas de embutir para a cozinha planejada virou um pesadelo para a moradora de Diadema, Alessandra Tavares, que fez a compra no site Magazine Luiza. O item chegou à casa da cliente no dia 24/03, veio danificado, com a parte de baixo amassada e um dos pezinhos torto e quebrado. Em contato pelo chat de atendimento ao cliente a loja diz que não vai trocar porque o dano não interfere no funcionamento do produto e ainda ofereceu R$ 83,99 para que a cliente ficasse com o produto danificado, alternativa prontamente recusada.
A compra foi feita no site do Magazine Luiza e a loja parceira é a Melhor para Você, que se recusa a troca do aparelho. A empresa diz que só trabalha com cancelamento, em desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor que assegura o direito à troca. Segundo o CDC em caso de vício aparente, que é quando o produto apresenta dano, a troca ou a devolução do dinheiro deve ser feito no prazo máximo de 30 dias. A opção é do cliente.
“Eu não quero cancelar, quero a troca imediata do aparelho que me mandaram danificado. Mandaram um motorista de Uber entregar em casa e o cidadão sequer esperou que eu conferisse o produto e foi embora, não confirmou nem se eu era a pessoa certa para entregar. Quando vi a caixa danificada e remendada com a fita que tem a marca do Magazine Luiza, logo vi que tinha algo errado, quando tirei da caixa vi que estava amassado embaixo e o pezinho quebrado, com certeza essa caixa caiu e tentaram remendar, como se o cliente não fosse ver”.
Alessandra desconfia que o dano já era de conhecimento da loja. “A loja diz que o amassado não interfere no funcionamento, mas eu não quero só um produto que funcione, quero que funcione e que seja bonito também, afinal paguei R$ 1.399.99 à vista e eles querem me devolver o dinheiro em até 10 dias úteis, isso não existe, e quem garante que vou conseguir comprar o mesmo produto por esse valor? A cada dia as coisas ficam mais caras. A loja me causou esse transtorno e ainda quis me subornar com R$ 83,99 para que eu ficasse com um produto danificado, que nem sei se funciona, porque assim que vi o dano coloquei de volta na caixa e procurei atendimento. De certo eles já sabiam do problema e tentaram empurrar para o cliente”.
O RD indagou o Magazine Luiza sobre a recusa da troca e sobre a oferta de valores para que o cliente ficasse com o produto danificado, mas a empresa não se pronunciou até o fechamento desta reportagem. O espaço fica aberto e a matéria será atualizada assim que houver um posicionamento da loja online.