
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC iniciou nesta segunda-feira (10/04) o trabalho em conjunto com os deputados estaduais e federais com domicílio eleitoral na região. Em reunião que contou com a presença de representantes dos governos estadual e federal saíram as principais demandas da região nas áreas de Saúde, Educação, Segurança Pública e Trabalho. O objetivo agora é que a próxima Assembleia tenha a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Participaram da reunião os deputados estaduais Ana Carolina Serra (Cidadania), Ediane Maria (PSOL), Luiz Fernando e Rômulo Fernandes (ambos do PT), e os deputados federais Alex Manente (Cidadania), Fernando Marangoni (União Brasil) e Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT). Marcaram presença, ainda, o secretário executivo de Governo e Relações Institucionais do Estado, Marcos Penido, e o assessor da Secretaria de Relações Institucionais do Governo Federal, Antonio Padre.
Demandas
Entre as demandas que seguirão na pauta do grupo está o destravamento de R$ 2 bilhões de recursos já aprovados para a região em relação ao governo federal, o fortalecimento da indústria e a busca de um encontro com os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) para debater o que pode ser incluído ou não no orçamento obrigatório da Educação. A preocupação dos prefeitos é que determinados investimentos em escolas e na segurança dos alunos não sejam entendidos ações obrigatórias da pasta.
“Temos vários recursos que são investidos na Educação e que não podem ser inseridos no 25% e o Tribunal de Contas tem o entendimento no que não pode. Queremos mostrar que esses recursos podem ser inseridos nestes 25%”, disse o prefeito de Mauá e presidente do Consórcio ABC, Marcelo Oliveira (PT).
Mais PMs na região
Outro ponto acordado é a busca pelo aumento do efetivo da Polícia Militar na região. “Nós vamos juntos falar com a Polícia Militar que queremos um efetivo maior. O ABC resolveu regionalizar o seu voto, são quatro deputados federais e 10 deputados estaduais, e o Consórcio diz o seguinte: vamos trabalhar juntos, agora vamos trabalhar juntos pelo ABC”, disse Luiz Fernando que também quer incluir ações de combate às enchentes dentro da lista de demandas.
“A questão da integração dos municípios, da Política Pública integrativa, porque juntos com os sete municípios conseguimos a interlocução tanto com o Governo Estadual quanto com o Governo Federal de forma mais eficaz, de forma mais efetiva”, disse Ana Carolina, que também vê a necessidade de uma mudança na capacitação de mão de obra para a indústria e uma preocupação com o envelhecimento da população.
Cursos de capacitação
Outra preocupação dos parlamentares está na área econômica, principalmente levando em conta o processo de desindustrialização vivido no ABC e os problemas relatados na indústria automobilística. Os deputados consideram importante uma atualização dos cursos de capacitação de mão de obra para se adaptar as novas funções da indústria.
“Eu tive a oportunidade de colocar uma preocupação que nós temos em relação ao debate mais importantes que temos nesse país que é a reforma tributária, onde nós precisamos de fato ter uma região unida para não perder arrecadação com o potencial econômico no nosso país. O ABC é um dos principais PIBs do país e precisamos que ele continue forte”, disse Alex Manente.
O grupo também quer revisitar reivindicações antigas da entidade regional como a criação de um Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) regional e até mesmo a construção de um hospital regional que possa atender Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.