
Existem dois motivos para que o prefeito de Diadema, José de Filippi Jr. (PT), consiga sorrir. Um é a boa campanha feita pelo Água Santa no Campeonato Paulista, o que o fez descansar o coração palmeirense por 10 dias. Outro é o retorno ao trabalho após superar boa parte do tratamento contra uma endocardite bacteriana. Ao receber o RD no gabinete, terça-feira (11/4), o petista deixou claro que está disposto e com saúde para trabalhar e acertar os ponteiros em busca do quinto mandato.
O resultado de pesquisas eleitorais e o próprio sentimento da classe política têm gerado certa empolgação no governo, porém, Filippi não esquece que o principal está na entrega de obras e programas para que o município melhore, algo que considera que será essencial no terceiro ano de seu quarto mandato como prefeito.
“É lógico que recebo com muita satisfação os resultados das pesquisas, meu eu quero trabalhar ainda mais para satisfazer a população, para melhorar a nossa avaliação positiva. Mas pensando naquilo que me comprometi que é o meu programa de governo. Agora, tudo isso é um capital político. Eu estou disposto para ir para outro mandato? Estou disposto, tendo saúde como estou demonstrando agora e tendo apoio. Eu não vou ser candidato de mim mesmo ou tendo um apoio pequeno”, explica.
Saúde
O retorno ao trabalho faz com que Filippi queira recuperar o tempo com diversas ações, inclusive uma visita ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda em abril. “Eu estou com o sentimento de quem assume novamente o mandato, com a alegria do povo ter me colocado aqui. Eu quero muito reconhecer e agradecer as orações da cidade, recebi muitas mensagens de solidariedade, de apoio e de carinho. Essa foi a coisa essencial, se criou um clima, os médicos fizeram a parte deles. Eu fui surpreendido, para mim foi um susto, uma surpresa, eu jamais imaginei que uma bactéria invisível causasse todo esse transtorno”, afirma.

E a “menina dos olhos” do prefeito é o projeto do novo hospital municipal, que será construído no lugar do Paço. Até mesmo sua estadia de quase dois meses no Hospital do Coração, na Capital, o fez ter atenção até para outros detalhes do projeto.
“No quarto vai ter um lugar para família ficar em separado, assim vai ter o contato, mas vai manter toda essa questão de higienização. E terá a janela com vista para a cidade. Eu fiquei na UTI e é horrível ter só a visão de uma cortina em todos os lados, uma pessoa que também está doente ao seu lado, um barulho a noite que você não consegue dormir. Tudo isso é ruim para a saúde mental, então estamos pensando isso para o projeto”, diz.
O projeto do novo hospital aguarda apenas a possibilidade de financiamento para que a mesma inicie ainda neste ano e que seja entregue em 2025. Além disso, o chefe do Poder Executivo aponta outras ações realizadas na Saúde, como a reforma de unidades de saúde nos bairros, a busca pela melhora de qualidade na área de urgência e emergência com a transformação do Pronto Atendimento, do Quarteirão da Saúde, em UPA (além da construção de outras duas unidades nos bairros Paineiras e Eldorado), e a reforma do próprio Quarteirão.
Educação
Ainda sobre Quarteirão, outro projeto que anima o governo é do Quarteirão da Educação. O equipamento em obras no bairro Promissão será utilizado pelo governo municipal como um norte para qualificar os demais equipamentos públicos. Porém, o desafio é conseguir convencer o governo federal a entrar neste projeto com valores e assim dar oportunidade para que tudo seja entregue até maio de 2024. E além disso, que se possa encaminhar a segunda unidade, no bairro Inamar, também uma promessa de campanha.
O prefeito admite que não será possível fazer isso nas 50 escolas da cidade, mas quer realizar reformas e mudanças para conseguir ampliar os espaços de educação no município, inclusive unindo forças com a área cultural e esportiva, algo que ganhou ainda mais atenção nos últimos dias dentro do plano para dar maior segurança para professores e alunos, e para criar uma cultura de paz.
City Tour
Uma das ideias que o prefeito quer implantar é um City Tour que possa levar um grupo de pessoas para olhar todas as obras em construção na cidade. Filippi quer implantar essa ação para “que a população possa fazer uma cobrança sobre a Prefeitura”, mas sabendo que isso pode dar ao petista um capital político importante.
A ideia é passar pelas UBSs reformadas, pelas seis escolas que passando pelo mesmo processo, pelo novo restaurante popular e mesmo falar de outras ações que vão chegar ao município, como o Bom Prato Móvel, que estará no município nesta segunda-feira (17/4).